sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Beber água com gás faz mal?

Muitos mitos existem em volta das bebidas gaseificadas, mas saiba que nem tudo o que tem gás faz mal à saúde, muito pelo contrário?
Há uma grande tendência em confundir águas gaseificadas com todos os malefícios associados aos refrigerantes açucarados, mas na verdade não podíamos estar mais enganados, ora vejam!
Abaixo deixo-vos as verdades e as mentiras associadas ao consumo de água com gás. Curiosos? 




MITO 1: Água gaseificada engorda
A água com gás simples não engorda, uma vez que não possui calorias (a não ser que lhes sejam adicionadas). É muito comum a confusão entre águas gaseificadas e refrigerantes, sendo que estes últimos possuem um valor energético bastante elevado que está de facto, associado com o aumento de peso. Mas não podemos esquecer que um refrigerante apresenta regra geral excessivas quantidades de açúcares e/ou aditivos artificiais. O aumento de peso associado ao consumo de refrigerantes deve-se ao seu valor energético (calorias) e à quantidade de açúcar presente e não ao gás contido nas mesmas.

MITO 2: Perda de cálcio e densidade óssea
Apesar de ser uma crença antiga, segundo vários estudos a água com gás não parece estar associada ao processo de descalcificação óssea, não existindo relação entre estes 2 fatores.
Mais um vez aqui há uma confusão entre água com gás e refrigerante. Estes últimos podem apresentar ácido fosfórico e/ou cafeína na sua composição e estes sim estão relacionados com a redução da densidade mineral óssea, promovendo o aumento da perda de cálcio através da urina. O mesmo não se verifica com as águas com gás!

MITO 3: Desgaste dos dentes
Se for água gaseificada “verdadeira” não terá problemas a nível da dentição. Deverá preocupar-se sim se existir adição de ácido crítrico ou açúcares e no caso dos refrigerantes.



VERDADE 1: A água com gás é digestiva
A água com gás é obtida naturalmente ou através da adição de dióxido de carbono sob pressão ao líquido. O resultado é uma bebida com ácido carbónico, (um ácido fraco) que pode ter efeitos positivos em digestões mais difíceis e pesadas.

VERDADE 2: A água com gás é saciante
Para além de não apresentar calorias, a ligeira dilatação existente a nível do estômago pelo consumo de água carbonatada pode ser, afirmam alguns cientistas, uma excelente alternativa para quem tem problemas em controlar as quantidades de comida ingerida às refeições, uma vez que esta água pode ajudar a controlar a saciedade. Fantástico não?
Desta forma podemos ver a água com gás como uma aliada do emagrecimento

VERDADE 3: Excelente forma de hidratação
Muitas vezes beber água pode ser uma luta. Não temos sede, não gostamos de água ou então preferimos optar por bebidas que contem calorias, aditivos e açucares desnecessários.
A água natural gaseificada pode ser uma excelente forma de nos hidratarmos com prazer, de forma simples e saborosa.
Vê as minhas receitas de águas gaseificadas aromatizadas AQUI



Independentemente das vantagens das águas com gás, se a opção for comprar água com gás engarrafada de compra, é importante ler rótulos nutricionais e perceber o que existe dentro de cada garrafa. Nem todas as águas comerciais são apenas “águas com ar” ou “águas com bolinhas”. Algumas podem apresentar calorias escondidas, excesso de sódio, adoçantes e corantes artificiais ou outros aditivos.
Por isso nada melhor do que ler rótulos para fazer compras informadas ou optar por fazer a sua água gaseificada em casa como eu (vê AQUI o meu novo vício saudável com Sodastream)!




_____________________________________________________
Vê posts relacionados:

Receitas de Águas Detox Gaseificadas 
http://santamelancia.blogspot.pt/2017/09/um-detox-por-favor-vai-ser-com-ou-sem.html


Sem comentários:

Publicar um comentário