Mostrar mensagens com a etiqueta Dieta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dieta. Mostrar todas as mensagens

domingo, 9 de março de 2014

Água de Coco que fala português de Portugal!?

Hoje tenho uma boa nova a anunciar: Água de coco falada em português de Portugal!


Um dos ingredientes utilizados nas várias receitas que disponibilizo dos Sumos Detox, sejam eles verdes ou rosa, é a água de coco.

Muitas vezes os meus pacientes manifestam e queixam-se, em consulta, da dificuldade em encontrar este produto à venda, mas parece que a marca de águas Luso ouviu as nossas preocupações e veio de encontro a esta lacuna no mercado nacional.
Até à data tenho recomendado a sua compra nos Supermercados Brio, pois é onde faço as minhas compras e onde encontro os melhores produtos biológicos que tanto defendo, mas agora já temos a "nossa" água de coco.. é já se sabe... o que é nacional é BOM!

Água de coco engarrafada é um produto que se tem assumido como uma tendência internacional nos últimos anos, mas até há pouco tempo tínhamos de abastecer o nosso consumo com a importação de países tropicais ou de dentro da própria Europa. Já várias as marcas internacionais tinham apostado no desenvolvimento deste produto que deixou de ser um segredo bem guardado das férias em praias paradisíacas,  para se transformar numa tendência global e chega agora ao nosso país e ainda bem!
Um produto riquíssimo em minerais e baixo em calorias está associado à saúde, bem estar e boa forma física.

Assim sendo agora torna-se tudo muito mais fácil encontrar um dos meus ingredientes preferidos nos locais habituais!

Aqui fica a boa nova!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Será que sou uma DIET VICTIM?

À semelhança das Fashion Victims, que cedem de forma quase militar às tendências ditadas pela moda e pelos estilistas (tal forma que por vezes quase parecem exageradas), o mesmo pode estar a acontecer com as Modas das Dietas!!
Não são só as Vitimas da Moda que são "incapazes de identificar os limites e se deixam levar pelo consumismo desenfreado". Também as Vítimas das Modas das Dietas compram todos os produtos e mais alguns porque estão na "berra", porque foram falados no programa X ou na dieta Y pelo expert Z. Enfim... desde a questão das cetonas, ao café verde e às fibras milagrosas há um pouco de tudo... Será que o seu efeito se faz notar?! Valerá a pena?!



Hoje em dia fala-se muito em dietas, nutricionistas, pesos saudáveis e alimentação cuidada, mas por vezes esta preocupação levada ao extremo pode obrigar-nos a ser escravas das dietas e andarmos a saltar de conceito em conceito.

O problema é que nesta questão das dietas não estamos apenas a falar em aparências, mas sim da nossa saúde e por isso é importante que tenha a certeza que está a ter o melhor acompanhamento possível e sobretudo que seja adequado a si e aos seus objetivos.

Não se deixe levar pelas dietas da moda e tente aprender a comer de forma saudável!
Para isso é necessário um olhar crítico sobre o que lhe é recomendado.

Só porque vem na revista A, B ou C ou porque encontrou na internet não quer dizer que seja uma solução para o seu caso.

Esteja atenta!!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Corticoterapia & Alimentação



Cada vez mais são os pacientes que me procuram na tentativa de perder os quilos que aumentaram durante um período de terapia com anti-inflamatórios esteróides (cortisona).

Estas substâncias são utilizadas para o tratamento de uma série de doenças e podem estar na base de uma série de efeitos secundários. Dependendo da dosagem empregada e do esteróide sintético utilizado, os sinais e sintomas podem ser mais ou menos intensos e, em algumas ocasiões estes efeitos colaterais, podem ocorrer sem que o paciente se perceba ou os relacione com as medicações que está a utilizar.

A corticoterapia é conhecida, entre outras situações clínicas, pela sua relação com o aumento de peso, aumento de retenção de líquidos e inchaço generalizado (edema) e/ou síndrome de cushing (cara com aspecto de "lua cheia").

A boa notícia é que a alimentação e o nosso estilo de vida podem ter um papel preponderante na atenuação destes sintomas e efeitos secundários e, em certos casos (pela minha experiência de prática clínica),  podem ser drasticamente reduzidos ou até mesmo inexistentes.

Deixo-vos algumas sugestões práticas:

#1
Eliminação do sódio da alimentação
Hoje em dia existem soluções bem mais agradáveis do que o que comer tudo insosso! 

Opte pelas ervas aromáticas, cebola, alho e especiarias variadas
Utilize BONSALT (sal sem sódio): tempero 0% sódio desenvolvido à base de ingredientes naturais, indicado para hipertensos, para quem pretende optar por uma alimentação mais saudável e, neste caso, uma ferramenta que tem sido inigualável a nível da diminuição da retenção de líquidos.

#2
Atenção ao sal escondido nos alimentos
Aprenda a ler os rótulos!

Evite alimento processados e industrializados, conservas, molhos prefeitos, pickles, comidas congeladas pre-preparadas, charcutaria tradicional (hoje em dia já existem algumas opções com baixo teor em sal/sódio como os NOBRE NATURÍSSIMOS) e muitos outros.


#3
Procure ingerir alimentos ricos em potássio

Introduza de forma regular alimentos como laranja, banana, pêra abacate, tomate, beterraba entre outros.

#4
Beba muita água
Hidrate-se, não deixe que o seu organismo retenha por si só!

Organize-se para conseguir ingerir a quantidade mínima de água por dia: 1,5L

#5
Beba infusões com efeito drenante mas que não sejam estimulantes

Aposte em infusões de cavalinha ou dente de leão. São óptimos para eliminar líquidos!


#6
Faça "algum" excercicio
Ajude na eliminação!

Se conseguir fazer uma caminhada ou algum tipo de actividade física vai estar a ajudar o seu organismo a eliminar e a estimular a circulação.


#7
Ajude a drenar
Drenagens Linfáticas

Drenagens linfáticas 1-2x/semana aliviam muito os sintomas. A utilização de meia de compressão auxiliam a circulação de retorno, pode ser uma ajuda para quem sente os membros inferiores afectados, doridos e inchados.

#8
Evite o tabaco, álcool, os refrigerantes e as bebidas gaseificadas
Mesmo as ligth, as zero, as águas gaseificadas de sabores ou pedras

#9
Não abuse da exposição solar directa sem protecção
A pele está mais frágil

#10
Procure um Nutricionista 
Encontre a melhor forma de perder peso com um acompanhamento personalizado e delineado para si


sábado, 25 de janeiro de 2014

Segunda-Feira: Conhecer o seu corpo!

Esta segunda-feira vai ser uma segunda-feira diferente! Vamos finalmente ver o resultado do trabalho de longos meses de desenvolvimento do projecto Workshops Vida Saudável. É como ver o nascimento de um pequeno ser, que tanto esperamos e ansiámos para ver realmente ao vivo!

Para quem vai comparecer levanto um pouco do véu sobre o que irá acontecer!
Neste dia, os participantes poderão conhecer o seu estado ponderal e saber se realmente têm um peso e uma distribuição corporal de acordo com o que se espera para uma vida sã e plena. Só desta forma conseguirão adequar, da melhor forma, todos os truques práticos para optimizarem o seu dia a dia alimentar.
Saberão também qual a melhor forma de fazer esta avaliação em casa, com o material que dispomos banalmente: balança de casa de banho, fita métrica, calculadora e, eventualmente, uma máquina fotográfica para registarem a mudança e a alteração a nível da imagem corporal.



Questões que por vezes levam pessoas a procurarem um nutricionista como: "serei efectivamente saudável?" "será que tenho gordura a mais ou o que me preocupa é meramente uma questão estética?", "serei um falso magro?", "na verdade, o que é isto de um falso magro?"... tudo isto será avaliado e explicado neste dia utilizando como ponto de partida uma análise de composição corporal, por bioimpedância eléctrica, que será efectuada antes do workshop.

Todos os participantes receberão os resultados da sua análise de composição corporal individual e a sua interpretação para conseguirem tirar o melhor partido da apresentação.

Será um momento de partilha, leve, mas acima de tudo prático e útil.

Dificuldades sentidas no dia a dia de todos nós, muitas destas referidas como queixas em consulta de nutrição como: "não consigo beber água durante o inverno", "não gosto de água", "esqueço-me de fazer o meio da manhã", "o meu trabalho não me permite fazer refeições intercalares", "tenho muita fome ao final do dia", "não me consigo controlar entre o jantar e o deitar", "não consigo resistir aos doces", enfim... como estas muitas outras dificuldades serão abordadas durante este dia e serão oferecidas ideias e estratégias para contornar ou ajudar a contornar estas dificuldades... aproveite e aprenda a melhorar o seu dia a dia!

Esperamos por si!


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ranking das Melhores dietas de Emagrecimento



No início deste ano, o U.S. News and World Report divulgou o "Ranking das MELHORES DIETAS para 2014. 



Foram analisados 32 populares regimes de emagrecimento tendo em conta parâmetros como a facilidade e segurança da sua aplicação, a base da escolha alimentar, a sua eficácia na prevenção de diabates mellitus ou doenças cardiovasculares e, obviamente, na obtenção dos resultados de perda de peso efetiva.

A conclusão a que se chegou foi surpreendente e para tal terei de pedir as minhas desculpa aos amantes da dieta do paleolítico e aos “Kim Kardashian wannabes”, pois a classificação das suas dietas ficou muito à quem das espectativas.

1. A dieta DASH teve direito ao primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Trata-se de uma dieta elaborada pelo governo como uma abordagem dietética para combater a Hipertensão Arterial. Foi originalmente projetada para combater a tensão arterial elevada  mas impressionou o painel de especialistas ao ser considerado o melhor regime alimentar global.



2. O segundo lugar também foi para uma dieta de baixo teor em gordura, criada pelos Institutos Nacionais de Saúde Norte Americanos, que visa reduzir o colesterol: Dieta TLC.


3. O terceiro lugar foi um empate de três dietas diferentes entre elas a “nossa querida” Dieta Mediterrânea, a Dieta da Clínica Mayo (visa reajustar hábitos alimentares usando pirâmide alimentar da Clínica Mayo) e Dieta Weight Watchers (dieta bastante popular que utiliza um sistema de pontos para alimentos).

O que não deixa de ser interessante sobre esta classificação é o facto de ter deixado bem afastado do pódio grandes nomes das dietas atualmente na moda, como a Dieta de South Beach (nº18), Dieta de Atkins (nº29), Dieta Dukan (nº31) ou a Dieta do Paleolitico (nº31).

Para conhecer melhor estas dietas clique AQUI.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

5 pontos chave a reter em 2014



Ontem fui convidada do Programa Mais Mulher (Sic Mulher) de Ana Rita Clara, onde falámos um pouco sobre como ser mais saudável durante os 365 dias de 2014!

Deixo aqui algumas das dicas faladas no programa...

No início do ano podemos retomar a regra e a rotina de dieta equilibrada, assim como os estilos de vida mais saudáveis por forma e voltarmos a entrar nos eixos. No entanto o sentimento de culpa pode ser traiçoeiro e acabamos com a filosofia do “perdido por cem perdido por mil” entrando num ciclo de asneira constante que perdura até ao momento em que o sol espreita e as roupas mostram mais corpo. 




Existem algumas formas eficazes para conseguirmos potenciar a eliminação e desintoxicar o organismo durante todo o ano, aqui deixo algumas dicas:  


1. Comece o seu dia com água morna
Em jejum, ainda antes de tomar o seu pequeno-almoço beba 1 copo de água morna com gotas de limão e gengibre fresco (raiz). 

2. Potencie a eliminação bebendo chás e infusões
Para intensificar a ação diurética nesta fase, poderá utilizar chás ou infusões com efeito drenante, como é o caso do chá verde (atenção não abuse) ou das infusões de cavalinha ou dente de leão.
Além dos chás beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins. 

3. Reduza o sal da sua alimentação
O sal é um elemento que utilizamos e adicionamos à nossa alimentação que está relacionada com o risco cardiovascular, mas que também tem uma grande influência na retenção de líquidos (queixa comum na maior parte das mulheres). O sal existe camuflado em muitos alimentos, mas nós próprios adicionamos no hora da confecção. Para não passar do 8 para o 80... e porque a necessidade de sal é uma questão de hábito, existe no mercado o BONSALT que nos permite salgar os alimentos com 0% de sódio. Este produto está disponível em farmácias e parafarmácias e é uma forma de fazer a alteração alimentar sem tirar o prazer de comer.

4. Respeite a Natureza e prefira frutas e legumes da época
Sempre que possível opte por alimentos biológicos, produzidos e cultivados sem utilização de fertilizantes, pesticidas ou outros produtos químicos. Por vezes surge a dúvida de onde encontrar estes alimentos pois nas grandes superfícies comuns a oferta é limitada. Hoje em dia tempo já existem lojas da especialidade como os Supermercados BRIO que nos oferecem uma vasta gama de produtos biológicos de qualidade.

5. Utilize super-alimentos desintoxicantes
Alguns super-alimentos com potencial desintoxicante podem ser introduzidos na nossa alimentação com o objetivo de ajudar a eliminar os excessos e as toxinas, entre eles a spirulina ou clorela que se consegue encontrar facilmente nas lojas da especialidade.



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Chef... mas pouco!


Compota de Maçã "a la Nutricioniste"

Para quem está a tentar perder peso mas gosta de compota ou doce para barrar, aqui fica uma opção simples, saborosa e SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR!
Que tal dar uso às panelas lá de casa: Vamos a isto!?




Ingredientes: 

6-8 maçãs
1 pacote de gelatina sem açúcar de morango
1 chávena de água
3 paus de canela
3 cravos da Índia



Modo de Preparação:

1. Coloque as maçãs cortadas com casca (retire as sementes) numa panela de pressão com a água e as especiarias.
2. Adicione a gelatina e mexa bem para que a misture fique homogénea.
3. Feche a panela e aguarde. 
4. Quando começar a ferver, espere cerca de 6 minutos e desligue o fogo.
5. Deixe a panela arrefecer e perder toda a pressão completamente antes de a abrir.

6. Coloque em recipiente a armazenar.
7. Bom apetite!!! 

SUGESTÃO: Que tal experimentar ao pequeno almoço com um queijinho fresco? Fica uma delícia!!



sábado, 4 de janeiro de 2014

Missão 2014: Alimentação Saudável!



Esta altura festiva, que acabou de terminar, é realmente uma prova de fogo para quem pretende perder peso ou simplesmente manter um peso saudável.
Quem já não pensou em anos anteriores: “É só hoje”, “Um dia não são dias”, “É Natal!”, “Para o ano começo a dieta a sério!”, mas pensamento este que se vai repetindo dia após dia nas últimas semanas do mês de Dezembro e que significa também quilos, colesterol e triglicéridos a mais em Janeiro! Não pode ser!

De acordo com os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Médico Europeu da Obesidade 6 em cada 10 pessoas reconhecem ganhar entre 2 a 3 Kg devido aos excessos cometidos nos almoços e jantares da época natalícia. A grande maioria dos participantes admite que este aumento de peso está relacionado com a ingestão excessiva de comida altamente calórica. Os doces, aperitivos, queijos e fumados, tanto para homens e mulheres, são considerados comidas irresistíveis. 


No entanto agora, depois de lançados os foguetes e feita a festa, com a entrada em 2014, está na altura de fazer contas à vida e ver a multa que devemos à balança. Está na hora de estabelecermos os nossos objectivos...
Nada melhor do que começar o ano da melhor maneira, desintoxicando o organismo e reestabelecendo o equilíbrio alimentar: Ano Novo Vida Nova

Procure o seu Nutricionista e estabeleça a melhor forma de compensar os excessos do ano velho, adaptando um plano alimentar a si, aos seus gostos e objectivos! É POSSÍVEL!