Com o bom tempo, o sol e as roupas mais curtas as consultas de nutrição disparam!
Esta procura é, sem dúvida, sazonal, mas o que interessa é que se preocupem com a saúde, com a linha e a alimentação saudável, nem que seja uma vez por ano! Uma vez por ano é mais do que nenhuma!
Bem sei e até concordo que esta preocupação não deveria existir em modo "operação biquíni" mas a realidade é que a maior parte das pessoas se motiva ao ver os dias mais quentes e as idas à praia a aproximarem-se. A questão deveria sim passar por uma educação alimentar trabalhada de forma progressiva mas acima de tudo duradoura ao longo de todo o ano.
Costumo dizer que na busca de uma alimentação saudável e na adopção de novas estratégias para se ser mais saudável, qualquer desculpa, desde que funcione é válida! Então se a desculpa for o verão só tenho a dizer que ainda bem que vivemos em Portugal e que temos um verão tão longo!
Bem haja ao sol de verão! Bem haja à saude e à alimentação saudável! Motive-se...
O meu nome é Lillian Barros, sou mãe, mulher, nutricionista e dona de um labrador em permanente dieta! Este Blog surge da minha paixão pela profissão que escolhi e serve como ferramenta a todos aqueles que frequentam as minhas consultas ou que simplesmente se interessam pelo tema da Nutrição. Espero que sirva como inspiração a todos os que não sentem a motivação suficiente para iniciarem a mudança nas suas vidas. HOJE É O DIA!!
quarta-feira, 14 de maio de 2014
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Nutricionista no INSTAGRAM
Muitas vezes me pedem receitas e dicas... sugestões para almoços e jantares... ingredientes para sumos funcionais... pois bem... está tudo no INSTAGRAM @nutricionistalillian
Queria apresentar-vos a página de INSTAGRAM NUTRICIONISTALILLIAN onde coloco diariamente as minhas receitas de eleição e onde podem tirar uma série de ideias para cozinhar de forma saudável! Nada como acompanhar a dieta de uma nutricionista! É a minha forma de entrar pela vossa cozinha a dentro e partilhar algumas das informações que passo em consulta. Estejam atentos e acompanhem a página.
Tenho a certeza de que vão gostar.
Etiquetas:
Alimentação Saudável,
Dieta,
Emagrecer,
Instagram,
Nutricionista,
Perda de Peso,
Vida Saudável
quarta-feira, 30 de abril de 2014
Caracol: Amigo das dietas!
Amanhã estará oficialmente aberta a época do Caracol!!!
Entrando em Maio (primeiro mês sem R do ano) as esplanadas começam a oferecer petiscos e em Portugal não dispensamos uma boa caracolada...
Sabia que o caracol não é inimigo das dietas de emagrecimento?? Muito pelo contrário!!
Hoje trago boas notícias!
Por apresentar água como constituinte principal, o caracol, torna-se num alimento aliado das dietas, fazendo destes típico alimento um petisco perfeito para quem está a tentar perder peso. É, ainda, rico em proteínas e pobre em gorduras. Contém sais minerais, como magnésio, ferro, zinco e cobre que garantem a saúde do organismo.
Até mesmo os caracóis cozinhados em restaurantes têm um baixo valor calórico: cerca de 100kcal/100g.
No entanto, apesar das suas excelentes propriedades, o acompanhamento da refeição, como cerveja ou pão, por exemplo, podem colocar por terra todos os seus benefícios nutricionais.
Pode comer caracóis se não abusar dos "complementos"!
Assim sendo já sabe, se por acaso for convidado(a) para uma patuscada de caracóis não precisa de dizer que não, nem sentir peso na consciência pois a balança não se vai queixar! Bastará prescindir do pão, do molho e da bebida alcoólica!
Etiquetas:
Alimentação Saudável,
Caracóis,
Caracol,
Dieta,
Emagrecer,
Perda de Peso,
Petisco,
Petisco Saudável,
Vida Saudável
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Alimentos PORTÁTEIS I
Quem me conhece ou vai à minha consulta, já me ouviu certamente falar em ALIMENTOS PORTÁTEIS: daqueles que conseguimos ter sempre connosco e que não interferem no nosso ritmo de vida e, muito menos, no nosso ritmo profissional.
Dietas exigentes que nos obrigam vestir o avental, usar o chapéu de chef francês e a passar horas na cozinha pode ser pouco motivante. O plano alimentar deve adequar-se ao nosso ritmo de vida, por muito acelerado que ele seja, não nos deixando ser NUNCA escravos das dietas, mas sim adequarmos possibilidades.
Aproveito então para partilhar mais uma ideia bastante prática: Cenouras Baby!
Para além de serem amorosas, super saborosas são uma excelente alternativa para esta fase pré-verão!
Pode obviamente utilizar as cenouras "normais", mas não resisti: estas são um mimo!
Etiquetas:
Alimentação Saudável,
Cenouras Baby,
Dieta,
Emagrecer,
Marcas,
Nutricionista,
Perda de Peso,
Snack,
Snack Saudável,
Vitacress
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Detox: O que se passou com Peaches?
A
semana passada fui convidada a comentar a temática que voltou a
colocar os "Sumos Detox" na boca do mundo, mas desta vez,
não pelas melhores razões!
O Jornal i contactou-me a fim de responder a uma série de questões que esclarecessem os seus leitores sobre os perigos das dietas levadas ao extremo (veja artigo AQUI).
Como é sabido a modelo e apresentadora Peaches Geldof faleceu inesperadamente aos 25 anos, em casa, depois de ter comentado publicamente que estava a seguir uma dieta restritiva à base de sumos de vegetais, com o objectivo de perder 4kg numa semana. Pelo que consegui apurar tratava-se de uma dieta exclusiva de sumos ao qual chamava de “Juicing” (ou seja jejum de líquidos) que incluia 3 sumos por dia e nada mais, durante o período de um mês.
Anteriormente Peaches já tinha perdido muito peso seguindo dietas da moda, motivo pelo qual tinha sido referênciada como modelo a seguir. Contudo a forma como encarava a sua alimentação e regime alimentar/militar já tinha sido alvo de críticas e tinha sido aliás alertada para as consequências destas dietas tão radicais. A sua trágica morte veio alertar todo o mundo para esta questão: “ser magra sim, mas não a todo o custo!”
É fundamental, caso tenha dúvidas, procurar ajuda de um nutricionista e estabelecer metas realistas, assim como estratégias saudáveis. Deixar de comer nunca deve ser a solução!!!
O Jornal i contactou-me a fim de responder a uma série de questões que esclarecessem os seus leitores sobre os perigos das dietas levadas ao extremo (veja artigo AQUI).
Como é sabido a modelo e apresentadora Peaches Geldof faleceu inesperadamente aos 25 anos, em casa, depois de ter comentado publicamente que estava a seguir uma dieta restritiva à base de sumos de vegetais, com o objectivo de perder 4kg numa semana. Pelo que consegui apurar tratava-se de uma dieta exclusiva de sumos ao qual chamava de “Juicing” (ou seja jejum de líquidos) que incluia 3 sumos por dia e nada mais, durante o período de um mês.
Anteriormente Peaches já tinha perdido muito peso seguindo dietas da moda, motivo pelo qual tinha sido referênciada como modelo a seguir. Contudo a forma como encarava a sua alimentação e regime alimentar/militar já tinha sido alvo de críticas e tinha sido aliás alertada para as consequências destas dietas tão radicais. A sua trágica morte veio alertar todo o mundo para esta questão: “ser magra sim, mas não a todo o custo!”
É fundamental, caso tenha dúvidas, procurar ajuda de um nutricionista e estabelecer metas realistas, assim como estratégias saudáveis. Deixar de comer nunca deve ser a solução!!!
Na
minha opinião enquanto nutricionista e consumidora de sumos
funcionais, parece-me que esta questão é muito simples: tudo o que
é levado a um extermismo pode ser mau e prejudicial, tanto para a
saúde física como psíquica.
Aconteceu com uma dieta de sumos, mas
poderia ter acontecido com uma dieta de saladas, ou sopas ou qualquer
outro regime (que não diria, neste caso, alimentar mas sim militar)
que excluisse grupos alimentares.
Algo
que refiro sempre que me entrevistam a propósito dos sumos detox ou
qualquer outro tema relacionado com modas alimentares é que não existe nenhum
alimento (por muito saudável que seja) que possua todos os micro e
macro nutrientes essenciais necessários a uma alimenentação
equilibrada. A nossa dieta deve ser sempre variada e completa, e só
consegue sê-lo se incluir todos os diferentes alimentos dos vários
grupos alimentares.
Tenho
pena que estes sumos que ainda ontem eram tão bons, hoje serem
associados a notícias tão tristes!
Não
vale a pena alarmismos, apenas consciencia e bom senso. Se tem
dúvidas quanto ao melhor sumo para si, para o seu objectivo ou sobre
a forma de os tomar, consulte um nutricionista com experiência em
sumos funcionais, pois conseguirá construir um sumo que vá de
encontro às suas necessidades e que não coloque em risco o seu
bem-estar e saúde.
Basei-se
sempre em informação de qualidade, de referência e validada. Não
se esqueça, que tal como nas dietas ou planos alimentares, o que é
eficiente para uma pessoa pode não se ajustar a si.
Etiquetas:
Detox,
Diet Victim,
Dieta,
Doenças do Comportamento Alimentar,
Emagrecer,
Modas,
Nutricionista,
Peaches,
Peaches Geldof,
Perda de Peso,
Sumos Detox
segunda-feira, 31 de março de 2014
Se não sabe: "Google it"!
Hoje em dia o acesso à informação é muito mais imediato! Conseguimos descobrir quase tudo num abrir e fechar de olhos recorrendo à internet!
Se não sabe, "Google it"!
Mas atenção que nem tudo o que se diz é verdade!
Acho excelente que consigamos expandir o conhecimento desta forma, nos mais variados temas, mas o que acontece é que muitas vezes acabamos por encontrar uma série de informação cruzada, com fraca base cientifica e que nos leva a construir ideias erradas sobre determinados temas. E aqui eu falo especificamente sobre temas relacionados com a alimentação, dietas e nutrição.
Para acabar uma vez por todas com os mitos alimentares que se têm gerado e que muitas vezes esclareço em consulta, hoje, no Auditório do LEAP, no Espaço Amoreiras, estarei à vossa espera para revelar toda a verdade sobre os alimentos com mais um Workshop Vida Saudável.
Questões como: "o pão engorda?", "água às refeições: sim ou não?", "devo beber leite em idade adulta?", entre muitas outras serão desvendadas.
Será, mais uma vez, uma partilha de ideias e uma conversa entre pessoas interessadas em melhorarem a sua alimentação de forma saudável.
Até lá!
Cumprimentos saudáveis!
Se não sabe, "Google it"!
Mas atenção que nem tudo o que se diz é verdade!
Acho excelente que consigamos expandir o conhecimento desta forma, nos mais variados temas, mas o que acontece é que muitas vezes acabamos por encontrar uma série de informação cruzada, com fraca base cientifica e que nos leva a construir ideias erradas sobre determinados temas. E aqui eu falo especificamente sobre temas relacionados com a alimentação, dietas e nutrição.
Para acabar uma vez por todas com os mitos alimentares que se têm gerado e que muitas vezes esclareço em consulta, hoje, no Auditório do LEAP, no Espaço Amoreiras, estarei à vossa espera para revelar toda a verdade sobre os alimentos com mais um Workshop Vida Saudável.
Questões como: "o pão engorda?", "água às refeições: sim ou não?", "devo beber leite em idade adulta?", entre muitas outras serão desvendadas.
Será, mais uma vez, uma partilha de ideias e uma conversa entre pessoas interessadas em melhorarem a sua alimentação de forma saudável.
Até lá!
Cumprimentos saudáveis!
quarta-feira, 26 de março de 2014
Dia Mundial do Chocolate: Será um verdadeiro Vilão?
Sempre se ouviu falar sobre os malefícios do chocolate, mas será que todos os chocolates são iguais? Chocolate de leite, chocolate branco, chocolate preto, qual a percentagem de cacau mais adequada? Serão todos iguais?
Nós nutricionistas recomendamos o consumo de alimentos ricos em fitoquímicos como, por exemplo, os flavonóides, que dão cor a frutas, vegetais e flores. Os flavonóides podem ser recomendados para otimizar uma dieta saudável, pois apresentam um forte poder antioxidante. A boa notícia é que o cacau é riquíssimo neste elemento poderoso!
Para além destas vantagens salutares os flavenóides do chocolate diminuem a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), assim como a tendência para a agregação plaquetária (evitando enfartes e AVC) e diminuem o risco de certos tipos de cancro. O chocolate preto, cujo principal componente é o cacau, pode ser recomendado nesse sentido, especialmente se apresentar uma percentagem superior a 70% de cacau.
A teobromina é outro fitoquímico também presente em grande quantidade nos produtos de cacau. Em cada 100gr de chocolate é possível encontrar 160mg de teobromina. Esta substância tem uma ação diurética, e atua como estimulante ligeiro do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos.
Além disso, o chocolate é rico em alguns minerais (tais como manganês, potássio e magnésio) e algumas vitaminas (como as vitaminas do complexo B por exemplo).
Mesmo sabendo de todos os benefícios deste alimento, é importante salientar que todo o tipo de chocolate deve ser consumido com moderação.
Quando se pensa em chocolate, não se pode esquecer que muitas substâncias estão presentes na sua composição, entre elas, destaco os triptofanos, a feniletilamina, a teobromina, a cafeína, os flavonóides, vitaminas e sais minerais. Mas não devemos ignorar que existe também gordura, o que não torna esta tentação tão perfeita. No seu processamento, alguns tipos de chocolate podem ter leite e gordura hidrogenada, tornando-os verdadeiros vilões para a saúde por aumentar muito seu valor calórico. O chocolate preto com mais de 70% de cacau parece ser a melhor opção.
Antes de cair em tentação, especialmente com a Páscoa que se aproxima, vale o conceito da moderação, evitando-se o consumo exagerado sem, no entanto, abrir mão deste alimento de sabor único
Etiquetas:
Alimentação Saudável,
Chocolate,
Chocolate Negro,
Chocolate Preto,
Dieta,
Super Alimentos
Subscrever:
Mensagens (Atom)

.jpg)



