domingo, 12 de abril de 2015

Alimente os seus cabelos!

Há pouco tempo partilhei no instagram @nutricionistalillian os ingredientes para uma receita que não era para comer.
Sim, uma lista com os melhores ingredientes para alimentar o seu cabelo por fora: A minha primeira receita estética!
Uma máscara caseira para um cabelo macio, hidratado, brilhante, com aspecto saudável e resistente!


As quantidades dependem do tamanho do seu cabelo, por isso ajuste:

INGREDIENTES:
3 gemas
1 clara
2 c. sopa de óleo de coco
1 c. sopa de mel
1 c. sopa de vinagre
NOTA: as claras que sobraram serviram para uma omelete de claras para o jantar. Perfeito!

Numa taça junte todos os ingredientes e mexa bem. Ainda com o cabelo seco distribua a máscara preparada de forma uniforme.
Com papel aderente envolva o cabelo junto à cabeça e deixei repousar por cerca de 20-30 minutos.
Passe com o secador de forma breve para fornecer um pouco de calor e lave normalmente.

Agora é só voltar a repetir ao fim de 1-2 semanas.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

GRANDE REPORTAGEM: Somos o que comemos

Somos o que comemos já dizia Hipócrates!

Pois bem... não é de agora que se sabe a importância da alimentação na saúde e sobretudo na prevenção da doença!
Sendo nutricionista é nisso mesmo que acredito e é por isso que trabalho todos os dias a tentar mudar mentalidades e alterar hábitos alimentares. 
Depois de ter visto a peça feita pela Grande Reportagem SIC, ao ver caras conhecidas de colegas nutricionistas que admiro e com os quais trabalhei e alguns ainda trabalho, deixou-me realmente muito orgulhosa pela missão que a nossa profissão representa e pela forma como tentamos mudar as estatísticas nacionais.
Muitos parabéns pelo vosso testemunho.

Desde 2011, enquanto consultora nutricional da Nutri Ventures, que trabalho de perto com a problemática infantil e com os dados incrivelmente tristes do nosso país. 

Vamos mudar! Tomar consciência... fazer escolhas inteligentes e informadas!
De pequenino se torce o pepino e os pais têm aqui um papel determinante na escolha dos alimentos que as crianças têm em casa à sua disposição para educar o seu paladar! 
Sabe qual a quantidade de açúcar nos alimentos processados? Das bebidas? Cereais de pequeno almoço? Ou das bolachas que o seu filho leva para a escola?
Espante-se!
Sabe quais os alimentos com açucares escondidos que nem imaginaria que tivesse adição de açúcar? Ou, por outro lado, sabe quais os nomes diferentes que o açúcar pode assumir na lista de ingredientes?


VEJA A REPORTAGEM COMPLETA AQUI



sexta-feira, 3 de abril de 2015

Afinal era tudo MENTIRA!

Pois bem o dia oficial da mentira já passou e este ano parece que as marcas decidiram pregar-nos algumas partidas alimentares.

Adorei ir recebendo estes estímulos visuais no facebook ao longo do dia que, se por um lado pareciam difíceis de acreditar... por outro, e assim muito de repente, não pude deixar de pensar: "Eles hoje em dia inventam com cada coisa!"

A ideia de ter melancia de bolso não me parecia nada mal, mas desidratar um fruto que tem mais de 90% de água começou a parecer-me estranho! Pensei... "Santa Melancia"... como será possível!? MILAGRE!



Mas depois com iogurte de sushi... pronto... tudo ficou desmistificado... era simplesmente impossível! Ou então um grande erro de casting! Quem quer um iogurte de sushi pela manhã? Eu não de certeza!



Só podia ser mentira... até que olho para o calendário: Quarta-feira, dia 1 de Abril, 2015! Pois bem, ora aqui estava a chave do problema!

O dia ainda não tinha terminado e ao ver a Nivea a anunciar o lançamento do creme de duche de alface e o efeito refrescante do tomate, achei que não podia haver melhor para emagrecer!



Afinal não estamos todos doidos!

Também encontrou destas ideias saborosas partilhadas na net?



quarta-feira, 1 de abril de 2015

PÁSCOA: Adote a sua tradição saudável!

"Este ano os OVOS da PÁSCOA não têm de ser de chocolate!"


Todos sabemos que a tradição da páscoa dita o aumento do consumo de doces e chocolates, em especial no que diz respeito aos mais pequenos. As prateleiras dos supermercados enchem-se de amêndoas coloridas, ovos, ovinhos, coberturas de chocolate... Enfim... doses excessivas daquilo que sabe bem exactamente pelo seu excesso de açúcares, gorduras e inevitavelmente calorias.

Este ano sugiro que em vez de oferecer ovos de chocolate à criançada, opte por reconstituir o conceito fazendo ovos coloridos de uma forma muito original, saudável e que pode perfeitamente convidar à participação dos mais novos.

Vai fazer certamente o encanto dos mais novos e poderá ser um excelente programa em família para o fim de semana de páscoa que se avizinha.

Esta é uma receita que a minha querida avó Valentina fazia quando era mais nova e que adorava preparar com ela! Hoje em dia ainda fazemos todos os anos! 
É a nossa tradição de páscoa: primeiro colher as flores e folhas e depois a preparação na cozinha!

Não havia eu de me tornar numa nutricionista!

O resultado é delicioso. Experimente e partilhe com o hashtag #ovosdavalentina




INGREDIENTES

- Ovos de galinha
- Casca de cebola
- Água
- Ervas aromáticas (como salsa ou coentros)
- Pequenas flores (pequenos mal-me-queres ou outras à sua escolha)
- Meia collant de vidro
- Linha de costura


PREPARAÇÃO
Na superfície da casca do ovo coloque uma pequena flor ou uma folha ou erva aromática da sua escolha. Faça a combinação que preferir.
Cubra o ovo com meia de vidro bem presa com um fio (linha de costura) para que a meia mantenha o desenho no local e presa nas extremidades. 
De seguida, coloque a ferver numa panela a água e as cascas de cebola. Adicione os ovos cobertos com as meias de vidro e deixe cozer normalmente.
Depois de cozidos, deixe arrefecer, retire a meia e as flores e folhas. O efeito fica delicioso!


Em vez de comprar as ervas aromáticas no supermercado mais próximo, pode perfeitamente aliar a preparação da receita a uma boa caminhada ao ar livre e em família. Aproveitar o bom tempo que se faz sentir como desculpa para ir colher plantas para os ovos e incentivar a prática de actividade física! 
São pequenas alterações que fazem a diferença, porque não começa este ano?!

Desejos de uma páscoa mais saudável!












domingo, 29 de março de 2015

Segundas SEM CARNE!

Já ouviu falar no movimento "segundas sem carne"?


Pois bem, este é um movimento global que começou há mais de uma década nos Estados Unidos e que conta actualmente com a participação de 24 países! Em Portugal o "segundas sem carne" foi lançado em 2011, com o objectivo de reduzir o consumo de carne em 15% e ganha cada vez mais adeptos.

A juntar a este movimento surge também o documentário "cowspiracy"que andou a criar veganos pelo mundo fora nos últimos tempos. Badalado no nosso país por João Manzarra, o apresentador tornou-se um exemplo na mudança de hábitos alimentares.


Mas Mazarra não é o único, pois são várias as pessoas que decidiram mudar a sua alimentação após terem visto o documentário. O lema é pela saúde, pela protecção dos animais e sobretudo para salvar o planeta!
Não nos ficava nada mal lutarmos por algo que é nosso! E realmente não custa nada.


No entanto, não sendo radical, sei perfeitamente que uma segunda-feira em que existe um maior consumo de produtos vegetais, de alimentos ricos em fibra, vitaminas e fitonutrientes só pode fazer-nos bem!

Assim sendo porque não adopta a moda e inicia a semana da melhor maneira? De uma forma mais saudável, aproveitando a desculpa para se "redimir" das eventuais fugas ao plano que normalmente existem durante o fim de semana?


Lanço o desafio... preparem os ingredientes já para esta segunda feira! E não se esqueça... eliminar a carne não é necessariamente passar fome ou substituir a refeição por uma ervilha e uma folha de alface! Descubra alimentos diferentes e atreva-se a ser mais saudável!

Eu já comecei a semana passada e partilho as minhas refeições no instagram @nutricionistalillian




terça-feira, 17 de março de 2015

Benefícios da Água com Limão

Muitas pessoas já ouviram falar e eu própria recomendo, na minha consulta, a toma diária de 1 copo de água morna com gotas de limão em jejum.... mas sabe quais os benefícios deste hábito tão relacionado com as dietas detox?
























Pois bem, este hábito diário, é exactamente aquilo que costumo dizer às minhas pacientes:
"um duche pela manhã também deve ser interno"!

Durante a noite, tal como durante o dia, acumulamos toxinas. E sim, o nosso organismo é capaz de as eliminar sozinho, através das funções de órgãos como os rins, intestinos, fígado e outros. Contudo a alimentação pode ser uma forte aliada permitindo o correcto e eficiente funcionamento destes mesmos órgãos.


De manhã sou apologista de fazermos esta "lavagem" interna que vai um pouco além dos benefícios da hidratação. Por si só este hábito já ajuda a consumirmos pelo menos mais um copo de água por dia. Hábito este que muitas vezes é negligenciado por esquecimento e falta de rotina, obrigando o nosso organismo a concentrar a urina e dificultando o trabalho natural dos órgãos responsáveis pela eliminação, neste caso em particular os nosso rins.

A água com limão em jejum ajuda a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite, a equilibrar o pH do nosso organismo, é um diurético natural, auxilia a digestão e ajuda o funcionamento intestinal regular.
É considerado por muitos um excelente desintoxicante e um boost para o sistema imunitário. Não sendo milagroso, pode ser uma óptima alternativa para começarmos bem o nosso dia.

Para além de tudo isto ainda deixa a pele radiante muito graças à correcta lubrificação que o consumo de água por si só fornece e ao seu teor em vitamina C!

Nada melhor do que experimentar e comprovar as maravilhas desta rotina tão prática e saudável.


quarta-feira, 11 de março de 2015

Flores Comestíveis

O ingrediente que não pode faltar no seu prato esta primavera: FLORES

É verdade! O Inverno está no fim e a primavera já bate à porta. Com ela vem o sol, os jardins floridos, as temperaturas mais amenas e a preocupação redobrada com a silhueta que se vai fazer mostrar com as roupas mais curtas e as idas à praia.

Uma das grandes sensação desta primavera será a inclusão de FLORES COMESTÍVEIS no menu. As lindas e coloridas flores de primavera conhecidas como elemento estético alteram as paisagens e pintam a natureza de forma tão genuína, podem também ser utilizadas para confecção de pratos diferentes e muito nutritivos.

Podem fazer parte de saladas coloridas, entradas, pratos de carne ou peixe e sobremesas.



Seja em saladas coloridas ou em qualquer outra receita, as flores comestíveis fazem as maravilhas dos convidados. Estes elementos frágeis, normalmente extremamente pigmentados, de sabor delicado, são nutricionalmente muito interessantes e remotamente utilizado com utilizações terapêuticas. Ricos em néctares e pólens, repletos de minerais e vitaminas, são muito pouco calóricos, devido à sua leveza e à sua grande quantidade de água. Não podia haver melhor ingrediente para esta primavera.

Mas afinal sabe onde encontrar e como escolher as flores para a sua próxima receita? Utilizar flores na alimentação implica alguma informação prévia. Apesar de não se distinguirem pelo aspecto das espécies tradicionais para fins decorativos é fundamental saber que estas ultimas podem ser veiculo de substâncias tóxicas e potencialmente perigosas para o organismo humano, devido às substâncias utilizadas para o seu cultivo.

Em Portugal, ao contrário do se passa em países como França ou Itália, a utilização de flores comestíveis é ainda algo bastante recente e com pouca tradição. Entra agora nas nossas mesas e nas nossas confecções culinária associadas a uma nova tendência ou a modas... e quem não gosta de estar na moda?
Ainda não disponíveis em todas as superfícies comerciais conseguimos encontrar à venda em alguns supermercados biológicos especializados ou teremos de ser nós a cultiva-las em nossas casas. Existem até algumas versões muito práticas de cultivar em saco que pode encomendar online e seguir os passos. 

Tudo de origem biológica e sem aditivos...