sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Sopa de quinoa, sim é possível!

Cada vez mais cresce a vontade de comermos melhor, de forma inteligente. Sem dúvida alguma que o tema da alimentação saudável invadiu redes sociais, os artigos e reportagens nos média. 
Afinal de contas nós somos aquilo que comemos e nunca houve tanta preocupação com aquilo que colocamos no nosso prato. Se antes comer bem era eliminar alimentos considerados “maus”, hoje é muito mais do que isso. É escolher os alimentos certos, mais naturais e genuínos. Conhecendo as suas propriedades podemos tornar o alimento um aliado de uma vida plena, cheia de energia e com uma saúde reforçada. 

Na realidade a quinoa é cultivada há mais de 4 mil anos pelas tribos indígenas dos Andes e está a conquistar rapidamente o paladar dos portugueses, não só pela sua versatilidade mas também pelas suas maravilhosas características nutricionais.
Por isso mesmo hoje decidi partilhar uma receita deliciosa com base de quinoa branca e vermelha do Peru.


SOPA DE QUINOA COM ESPINAFRES E GENGIBRE

INGREDIENTES:
100g de quinoa vermelha do Peru
100g de quinoa branca do Peru
1 cebola vermelha grande picada
1 alho francês picado
1 dente de alho grande picado
100g de abóbora
30g de raiz de gengibre fresca, descascada e ralada
1lt de água
200g de folhas de espinafre
200g de queijo quark 0%
2 colheres de sopa de bebida de amêndoa  
Sal e pimenta preta moída q.b.

PREPARAÇÃO:
1 - Lave a quinoa numa peneira e de seguida coloque-a numa panela com uma pitada de sal e dobre o volume da água. Deixe ferver, reduza o lume e cozinhe suavemente por 15 minutos.
2 – Simultaneamente coloque a cebola, o alho francês e o gengibre numa panela grande com a água. Deixe ferver, baixe o lume e deixe cozinhar por 15 minutos.
3 - Escorra a quinoa e separe o líquido daí resultante.
4 - Reserve algumas folhas de espinafres para enfeitar o prato. Adicione as restantes folhas
na panela com os outros legumes. Cozinhe durante dois minutos.
5 - Com uma varinha mágica passe a sopa de forma a obter um puré de alimentos homogéneo. Adicione os 150g de queijo quark e misture novamente. Misture a quinoa e reaqueça suavemente. Tempere a gosto.

6 - Misture o restante queijo com a bebida de amêndoa e vá mexendo até ficar homogéneo. Sirva a sopa coberta com um batido de queijo, folhas de espinafre e um pouco mais de pimenta preta.

SABIA QUE!?
Diz-se que a quinoa “nasceu” há milhares de anos no Peru. Aliás apresenta a maior parte das suas características nutricionais, devido exactamente  às condições climatéricas e aos solos férteis das terras altas da América do Sul, onde é originalmente cultivada. Existe quinoa produzida noutros pontos do mundo, como por exemplo no Canadá, que não apresentam a mesma riqueza micronutricional quando comparada com a dita "original".
Se é verdade que há poucos anos atrás não se ouvia falar deste alimento no nosso país, agora parece ocupar um lugar de destaque à nossa mesa, como o "pseudo"-cereal dos incas. 
E... na verdade, parece que veio para ficar!

2 comentários:

  1. Muito legal essa receita. Além de ser uma fonte de proteínas muito boa a quinoa tem muitos aminoácidos que fazem bem e são importantes para nós.

    Adorei esse jeito de como podemos usa-la. Super criativo.

    ResponderEliminar
  2. Humm, vou fazer aqui, parece ótima essa sopa.

    ResponderEliminar