quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Onde se esconde o açúcar?

Idealmente comíamos tudo diretamente da plantação, acabado de colher ou então preparado por nós. Mas a verdade é que por vezes temos de recorrer a alimentos que, de alguma forma foram manipulados e muitos deles, por muito simples que pareçam ser, podem ter adicionado quantidades significativas de "açúcar" nas suas mais diversas formas e com os seus diferentes nomes! Não são só os doces de pastelarias ou as bolachas que têm açúcares adicionados, desenganem-se (vê AQUI)! Uma simples polpa de tomate, os legumes enlatados ou as bebidas vegetais que compramos em pacote são exemplos disso. E eu pergunto... mas porquê?
Eu sei a resposta, porque ficam mais docinhos e apetecíveis... mas :( mesmo assim! Acho que o consumidor deve ser livre de escolher e o grande problema é que muitas vezes compramos sem saber.

Muita ATENÇÃO, pois este pequeno diabrete nem sempre é chamado simplesmente de açúcar! Pode ter nomes tão alternativos que muitas vezes passa despercebido, mesmo ao olhar atento de quem lê rótulos nutricionais e lista de ingredientes.



Por isso mesmo compilei uma lista de nomes que os diferentes açucares adicionados podem ter e que se escondem por de trás de nomenclaturas estranhas.
Termos simples de identificar como açúcares mascavado, amarelo, "light" ou açúcar invertido, cristalizado, refinado, biológico/orgânico, mel, melaço ou concentrados de fruta acho que toda a gente percebe.

Mas termos como:
- Sacarose
- Glicose
- Glucose
- Dextrose
- Maltodextrose
- Maltodextrina
- Maltose
- Dextrose
- Frutose
- Lactose
- Galactose

Todos eles são nomes de diferentes tipos de açúcares... estão muitas vezes na lista de ingredientes mas não os identificamos como açúcares escondidos. Por isso já sabem ao comprarem uma bebida vegetal com maltodextrose ou uma compota com frutose, estão a comprar um produto aos quais foram adicionados açúcar. Não se deixem enganar e façam compras informadas!

1 comentário:

  1. Seria interessante fazer igualmente um estudo sobre o sal, designadamente o sal "escondido". Muitos produtos, chamados saudáveis, são constituídos por alto teor de sal.

    ResponderEliminar