segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Como sobreviver ao Natal em 2013?!



Com o mês de Dezembro, as ruas iluminadas, as temperaturas mais baixas e as roupas mais quentes sente-se no ar: o Natal está a caminho! 

Para muitas pessoas estes dias são sinónimo de uma alimentação pouco saudável, com excessos alimentares e aquilo que chamamos de EXEÇÃO (quem já não pensou em anos anteriores?: “É só hoje”, “Um dia não são dias”, “É Natal!”), mas que se vai repetindo dia após dia nas últimas semanas do mês de Dezembro. Significa também quilos, colesterol e triglicéridos a mais! Contudo a realidade não tem de ser necessariamente esta. Existem formas de minimizarmos o estrago na balança, na consciência e na saúde!

O Natal que na realidade é celebrado no dia 25 de Dezembro acaba por ser um período festivo que se prolonga desde os preparativos para a consoada, passando pela passagem de ano e culminando no dia de Reis já no ano seguinte (dia 6 de Janeiro). Sem darmos conta passam-se assim mais de 2 semanas e quem sabe arrastando-se um pouco mais com as sobras e os convites para conseguirmos visitar todos aqueles que nos são queridos. Estas visitas são normalmente feitas em volta da mesa, com conversas regadas com bons vinhos e sobremesas melhores ainda! Depois de jantar e em convívio à lareira vai-se petiscando um pouco daqui e dali, entre 2 dedos de conversa. Pois bem, se nesta altura não tivermos mão no excesso, as consequências podem ser terríveis e talvez entremos em 2014 com uns valentes quilos a mais.

Assim sendo aproveito a proximidade desta época do ano para deixar algumas sugestões para conseguirmos sobreviver a mais um natal, de forma mais saudável, com menos calorias, mas sem desvirtuar a tradição que a ele se associa.

As tradições muitas vezes ainda são o que eram e as receitas natalícias normalmente incorrem constantemente nos mesmos erros: excesso de açúcar, excesso de ovos, excesso de gorduras. 

Porque não tentarmos reduzir na quantidade de açúcar utilizada na confeção dos bolos e sobremesas para ¾ da recomendada pelas receitas tradicionais? Será que sente assim tanta diferença? Vai ver que não! Utilize canela que dá um sabor muito agradável diminuindo a necessidade de açúcar. Se substituir o açúcar refinado, normalmente utilizado em cozinha, por açúcar mascavado, frutose ou açúcar light poderá melhorar bastante a composição nutricional das suas sobremesas. Experimente! 

Adicionalmente pode trocar as farinhas refinadas pelas farinhas integrais, que são mais ricas em fibras (se por acaso achar que altera demasiado o sabor, opte por utilizar meio-meio), substituir as natas pelas suas versões light ou por iogurte natural, trocar o leite gordo pelo leite magro e ainda reduzir as quantidades sugeridas de gordura (manteiga, margarina, banha ou óleos alimentares). São apenas ideias simples, mas que no fim fazem grande diferença na multa que teremos de pagar à balança.

Dê uma espreitadela no Blogue do Quiosque do Ken onde poderá ainda encontrar as 5 Regras de Ouro para Sobreviver ao Natal em 2013 by Lillian C. Barros. 
Estas e outras dicas sempre úteis e actualizadas AQUI!

Cumprimentos Nutricionais e Natalícios!

Sem comentários:

Enviar um comentário