quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

5 pontos chave a reter em 2014



Ontem fui convidada do Programa Mais Mulher (Sic Mulher) de Ana Rita Clara, onde falámos um pouco sobre como ser mais saudável durante os 365 dias de 2014!

Deixo aqui algumas das dicas faladas no programa...

No início do ano podemos retomar a regra e a rotina de dieta equilibrada, assim como os estilos de vida mais saudáveis por forma e voltarmos a entrar nos eixos. No entanto o sentimento de culpa pode ser traiçoeiro e acabamos com a filosofia do “perdido por cem perdido por mil” entrando num ciclo de asneira constante que perdura até ao momento em que o sol espreita e as roupas mostram mais corpo. 




Existem algumas formas eficazes para conseguirmos potenciar a eliminação e desintoxicar o organismo durante todo o ano, aqui deixo algumas dicas:  


1. Comece o seu dia com água morna
Em jejum, ainda antes de tomar o seu pequeno-almoço beba 1 copo de água morna com gotas de limão e gengibre fresco (raiz). 

2. Potencie a eliminação bebendo chás e infusões
Para intensificar a ação diurética nesta fase, poderá utilizar chás ou infusões com efeito drenante, como é o caso do chá verde (atenção não abuse) ou das infusões de cavalinha ou dente de leão.
Além dos chás beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins. 

3. Reduza o sal da sua alimentação
O sal é um elemento que utilizamos e adicionamos à nossa alimentação que está relacionada com o risco cardiovascular, mas que também tem uma grande influência na retenção de líquidos (queixa comum na maior parte das mulheres). O sal existe camuflado em muitos alimentos, mas nós próprios adicionamos no hora da confecção. Para não passar do 8 para o 80... e porque a necessidade de sal é uma questão de hábito, existe no mercado o BONSALT que nos permite salgar os alimentos com 0% de sódio. Este produto está disponível em farmácias e parafarmácias e é uma forma de fazer a alteração alimentar sem tirar o prazer de comer.

4. Respeite a Natureza e prefira frutas e legumes da época
Sempre que possível opte por alimentos biológicos, produzidos e cultivados sem utilização de fertilizantes, pesticidas ou outros produtos químicos. Por vezes surge a dúvida de onde encontrar estes alimentos pois nas grandes superfícies comuns a oferta é limitada. Hoje em dia tempo já existem lojas da especialidade como os Supermercados BRIO que nos oferecem uma vasta gama de produtos biológicos de qualidade.

5. Utilize super-alimentos desintoxicantes
Alguns super-alimentos com potencial desintoxicante podem ser introduzidos na nossa alimentação com o objetivo de ajudar a eliminar os excessos e as toxinas, entre eles a spirulina ou clorela que se consegue encontrar facilmente nas lojas da especialidade.



1 comentário: