quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ranking das Melhores dietas de Emagrecimento



No início deste ano, o U.S. News and World Report divulgou o "Ranking das MELHORES DIETAS para 2014. 



Foram analisados 32 populares regimes de emagrecimento tendo em conta parâmetros como a facilidade e segurança da sua aplicação, a base da escolha alimentar, a sua eficácia na prevenção de diabates mellitus ou doenças cardiovasculares e, obviamente, na obtenção dos resultados de perda de peso efetiva.

A conclusão a que se chegou foi surpreendente e para tal terei de pedir as minhas desculpa aos amantes da dieta do paleolítico e aos “Kim Kardashian wannabes”, pois a classificação das suas dietas ficou muito à quem das espectativas.

1. A dieta DASH teve direito ao primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Trata-se de uma dieta elaborada pelo governo como uma abordagem dietética para combater a Hipertensão Arterial. Foi originalmente projetada para combater a tensão arterial elevada  mas impressionou o painel de especialistas ao ser considerado o melhor regime alimentar global.



2. O segundo lugar também foi para uma dieta de baixo teor em gordura, criada pelos Institutos Nacionais de Saúde Norte Americanos, que visa reduzir o colesterol: Dieta TLC.


3. O terceiro lugar foi um empate de três dietas diferentes entre elas a “nossa querida” Dieta Mediterrânea, a Dieta da Clínica Mayo (visa reajustar hábitos alimentares usando pirâmide alimentar da Clínica Mayo) e Dieta Weight Watchers (dieta bastante popular que utiliza um sistema de pontos para alimentos).

O que não deixa de ser interessante sobre esta classificação é o facto de ter deixado bem afastado do pódio grandes nomes das dietas atualmente na moda, como a Dieta de South Beach (nº18), Dieta de Atkins (nº29), Dieta Dukan (nº31) ou a Dieta do Paleolitico (nº31).

Para conhecer melhor estas dietas clique AQUI.

6 comentários:

  1. Lilian, como nutrucionista acha que a posição da dieta do paleolitico está correcta? Eu ja conhecia este ranking mas gostava de ouvir a opinião de uma especialista no assunto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se o último lugar seria o mais apropriado para esta dieta, uma vez que, apesar de tudo, ela é feita com base em alimentos "verdadeiros" e naturais, ao contrário das dietas de substituição alimentar, com alimentos processados e que mesmo assim conseguiram um lugar melhor na tabela.
      No entanto (e perdoem-me os defensores) acho que a dieta Paleo levada à risca, é demasiado extremista para ser levada a cabo a longo prazo. Ignora em certos aspectos alguns alimentos importantes, não tendo consideração alguns pontos importantes na variedade e diversidade da alimentação (premissa de ouro numa dieta saudável, seja ela para perder peso ou não).

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta :) Pois, como ex obeso e seguidor desta dieta, não à risca porque sou "desportista", quando mudei notei grandes diferenças em termos de performance. E apesar de nunca ter ido a um nutricionista tenho exactamente a mesma opinião :)

      Eliminar
  2. Nossa, essa lista ficou bem de acordo com o que venho pesquisando por aí, só acrescentaria a Dieta Dukan, que vem se mostrando muito boa, acredito que em segundo ou até primeiro lugar quando o assunto é emagrecer.
    Segundo o pessoal de um site que venho seguindo acho que é bem isso, depois olhe, por favor, para saber se concorda com isso e me avisa, tá?
    Grande abraço pra você e sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom esta dieta e uma otima dica para Formula Emagrecer

    ResponderEliminar
  4. Ótima lista. Concordo com a ordem das dietas.

    ResponderEliminar