quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Adeus Gripes e Constipações!

As gripes e constipações andam por aí! Dizem ser fruta da época!

A verdade é que ninguém quer ficar doente e portanto, para fazermos frente às adversidades, típicas desta altura do ano e reforçarmos o nosso sistema imunitário, hoje partilho a mezinha que, cá por casa se faz para ajudar a prevenir as gripes e as constipações... sim, porque desde sempre o lema desta família foi fazer do alimento o nosso medicamento.

Já tenho visto algumas pessoas de lenço em punho e as vozes nasaladas começam a soar!
Apesar de não termos ainda chegado ao pico da gripe no nosso país é sempre melhor prevenir do que medicar, certo?








Assim sendo, escolhendo os ingredientes certos, podemos preparar em casa uma mistura que vem reforçar o sistema imunitário e ajudar o nosso organismo a defender-se das infecções bacterianas e virais, dos resfriados e das inflamações.

Para além da recomendação típicas do aumento do consumo de frutas cítricas e vegetais coloridos que nos ajudam a fornecer as vitaminas e sais minerais para as nossas defesas, existem também alimentos com efeitos preventivos pela sua capacidade antioxidante e pelas suas propriedades anti-inflamatórias. É com eles que podemos defendermo-nos ainda melhor este inverno!
Para o remédio caseiro contra gripes e constipações apenas precisa de:

Água
Mel  (de preferência biológico)
Gengibre fresco
Curcuma fresca (se não encontrar utilize apenas o gengibre)
Limão (de preferência biológico)
Canela e Própolis ou Pólen (opcional)

Modo de preparação:
Ferva cerca de 200ml de água. Deixe arrefecer um pouco e junte cerca de 50g de gengibre laminado (sem casca) e 25g de curcuma laminada (sem casca). Deixe em infusão até arrefecer um pouco.
Com a infusão ainda morna, junte um frasco de mel e sumo de 2 limões. Lave muito bem a casca de um terceiro limão fatie e junte à mistura.
NOTA: pode ainda adicionar 1 pau de canela e 2 colheres de sopa de própolis
Na hora de tomar pode ainda adicionar à mistura 1 colher de curcuma em pó.




A receita indicada representa uma mistura com cerca de meio litro de preparado. Depois é guardar em local seco e beber segundo a posologia aconselhada de acordo com o objectivo (ver abaixo na publicação).

O mel vai muito para além do seu delicioso sabor. Nutricionalmente rico em vitaminas e minerais como potássio, magnésio e fósforo, o mel é um alimento bastante versátil, que pode ser utilizado com diversas utilidades para a saúde, entre elas:
- Melhoria da capacidade digestiva
- Ajuda na prisão de ventre
- Reforço do sistema imunitário
- Prevenção de gripes e constipações
- Dores de garganta e garganta irritada
- Mantém a pele jovem e nutrida (utilizado em cosmética caseira)
- Tosse
- Anti-séptico
- Antioxidante
- Anti-reumático
- Calmante
- Energizante
- Anti-bacteriano
- Nutritivo

No entanto, não esqueça, o mel engorda se consumido em excesso. É efectivamente doce e apresenta praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco. Apesar de ligeiramente inferior cada 100g de mel fornece cerca de 310kcal, enquanto o açúcar cerca de 380g/100g. Aqui a velha máxima destaca-se com toda a notoriedade: não devemos contar calorias, mas sim contar nutrientes!
Os seus benefícios falam mais alto!
Contudo, fica a ressalva, o mel deve, por este motivo, ser consumido de forma moderada e evitado por diabéticos.

Posologia indicada:
Prevenção de gripes e constipações: 2 colheres de sopa de manhã em jejum
Em caso de gripes e constipações: 2 colheres de sopa de manhã em jejum + 1 colher de sopa ao deitar

9 comentários:

  1. Bom dia gostava de saber se posso dar esta mezinha anti gripes a uma criança de 4anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim não há problema, pode dar à sua criança também. Deve ajustar posologia para 1 c. sopa preventiva e 2 c. sopa/dia se gripe ou constipação.

      Eliminar
  2. Só uma perguntinha... Grasco de mel de litro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu utilizo um frasco mais pequeno de mel. Mas se preferir poderá aumentar as doses.

      Eliminar
  3. Boa tarde,
    acabei de ver uma rubrica no programa da Sic Mulher "Faz Sentido" no qual apresentou esta receita. No entanto, não posso deixar de comentar e chamar atenção para uma coisa que disse. Tanto na receita como no programa, mencionou o uso da própolis. Tal como disse correctamente no programa, a própolis é uma resina que as abelhas recolhem dos exsudados das plantas, processando-a e utilizando-a em beneficio da colónia pelas propriedades biológicas que apresenta e também em como protector físico para tapar fendas/ fissuras/ buracos que possam existir na colmeia.
    Mas o produto da colmeia que efectivamente utilizou não é a própolis, mas sim pólen!! A própolis sendo uma resina não se dissolve em água. São necessários solventes orgânicos para conseguir extrair os seus compostos. Daí se ouvir falar sempre em extractos etanólicos de própolis e nunca aquosos...
    Já o pólen, é recolhido pelas abelhas nas flores, processado pelas suas glandulas salivares e transportado nas patas das abelhas até à colmeia, onde se apresenta como principal fonte de alimento para as larvas das abelhas. Sendo um alimento bastante proteico, é igualmente utilizado na dieta humana.
    Apenas queria deixar este pequeno reparo, pois tendo sido transmitido na TV essa receita poderá vir a ser reproduzida por centenas de pessoas que irão verificar aquando da compra dos ingredientes, que efectivamente a própolis em nada se assemelha ao pólen efectivamente utilizado.

    Espero que aceite esta crítica de forma positiva e construtiva.
    E de facto, quase todos os produtos da colmeia são excelentes e podem ser utilizados em benefício da saúde humana.

    Cumprimentos,
    Sofia Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, muito obrigada pelo seu comentário e contributo! Tem toda a razão, o produto utilizado na receita ao vivo, apesar da referência, é efectivamente polén.
      Estes ingredientes, apesar de serem opcionais na receita, são óptimos contributos nutricionais que irão enriquecer e reforçar o nosso objectivo de defesa imunitária.
      Um beijinho saudável e fique desse lado!

      Eliminar
  4. Dra Liliana,o propolis é em granulado correcto (pelo que vimos na TV) ??
    Só encontro em liquido, mel com propolis ou em comprimidos!!!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olá querida Rita!! Para a receita pode utilizar o mel com propolis ou utilizar o granulado que corresponde ao pólen.
      Beijinhos
      Depois quero ver a sua receita final! Adeus Gripes Adeus Constipações!

      Eliminar
  5. Está receita pode ser tomada por grávidas, mulheres a amamentar e bebés/ crianças a partir de que idade? Obrigada!

    ResponderEliminar