quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Arroz Doce... Só que não!!

Qual arroz doce? Este ano à minha mesa de Natal vai haver Quinoa Doce!!!

Não gosto de ser fundamentalista, mas na verdade não consigo resistir a inovar na cozinha e inventar receitas saudáveis que, para além de deliciosas, me tiram qualquer peso na consciência.

Este ano, inspirada pelas receitas natalícias, decidi experimentar uma vertente alternativa ao arroz doce, utilizando Quinoa Branca do Peru.
Nesta receita não encontrarão leite de vaca, cereais com glúten ou ovos, o que faz dela uma opção adaptada a celíacos, intolerantes não celíacos ao glúten, intolerantes à lactose e também a vegetarianos.


INGREDIENTES
1 chávena de Quinoa Branca do Peru
2 e 1/2 chávenas de Bebida de Aveia
1 c. chá de óleo de coco
Casca de Limão
Canela em pó
1 pau de Canela
1 Cravo da Índia
1 Cardamomo
1 c. de café de essência de baunilha biológica
1 fio de mel (opcional)
1 mão cheia de avelãs tostadas para topping


MODO DE PREPARAÇÃO
Leve ao lume a bebida de aveia, juntamente com a casca de limão, o oleo de coco, o pau de canela, o cravo da Índia e o cardamomo.
Depois de lavar a quinoa num recipiente com água corrente, junte ao preparado anterior e deixe cozer até engrossar.
No final junte a essência de baunilha, a canela em pó, para reforçar o intensidade do seu sabor, e mexa.
Tire do lume e pode servir quente ou frio. Sirva em taças individuais, e no topo coloque um fio de mel (opcional), avelãs tostadas q.b. e canela em pó se for fã como eu.



Tal como falava em off com o Manuel Luis Goucha na semana passada antes entrar no ar no Você na TV, mesmo sendo nutricionista bem sei que Natal é Natal, que a tradição, as receitas da avó e o aconchego dos sabores tradicionais fazem parte desta época do ano, mas porque não experimenta? Se for como eu, garanto que não se vai arrepender...






1 comentário:

  1. Receita boa especialmente para quem tem intolerância ao glúten. Como a base é arroz e aveia, é super tranquilo de fazer e sem risco algum. Legal a dica sobre essência de baunilha e avelãs.

    ResponderEliminar