Enquanto nutricionista estou sempre a dizer que existe sempre possibilidade de minimizarmos o estrago, mesmo quando a tentação é uma boa fatia de bolo!
Já tinha falado e prometido partilhar a minha receita do BOLO DE SOPA, que tanto sucesso faz cá por casa... e assim sendo, como o prometido é devido, aqui fica ela:
INGREDIENTES:
1/2 courgette média
1/2 beterraba pequena
150g de abóbora
1 maçã
1 batata doce pequena
230g de açúcar mascavado
150g de farinha refinada
200g de farinha integral
200g de farinha integral
4 ovos
2 c. sopa de azeite
1-2 c. chá de canela em pó
1 c. chá de fermento em pó
MODO DE PREPARAÇÃO:
1. Comece por triturar os vegetais num robot de cozinha até obter uma pasta homogénea e reserve.
2. À parte, misture os ovos com o açúcar e o azeite.
3. Adicione a farinha, o fermento e o azeite e volte a misturar tudo até obter uma pasta homogénea e consistente.
4. No final adicione a pasta de vegetais e misture.
4. No final adicione a pasta de vegetais e misture.
5. Unte a forma anti-aderente com um pouco de azeite (utilize um pincel para o efeito) e farinha integral. Encha o recipiente com a massa obtida e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 20 a 30 minutos.
Sugestão: acompanhe com um copo de bebida de amêndoa (veja receita AQUI)
Sugestão: acompanhe com um copo de bebida de amêndoa (veja receita AQUI)
A verdade é que utilizando frutas e vegetais podemos reduzir na quantidade de açúcar e farinha utilizados para o preparado. Mantendo um gosto agradável e naturalmente doce, podemos ainda melhorar a receita se optarmos por substituir o açúcar refinado por açúcar mascavado ou mel e as farinhas pelas integrais.
Utilizando canela, para além do seu sabor fantástico (como sabem sou fã número um da canela, quer seja nas dietas quer no dia a dia), ajuda a estabilizar os picos de glicémia, impedindo a rápida subida de açúcar sanguíneo, normalmente associado a compensações que recaem num apetite exagerado, especialmente por doces e hidratos de carbono numa forma geral.
Aproveite por substituir as gorduras por azeite pois, apesar de ser gordura e portanto calórica, pelo menos trata-se de uma gordura de boa qualidade com um perfil lipídico muito mais equilibrado e saudável do que as margarinas normalmente utilizadas para as tradicionais receitas de bolos.
Experimente e diga-me de sua justiça! Impossível não gostar!
Uma coisa é garantida, a balança e a sua saúde vão agradecer as alterações! Afinal é possível comer bem melhor e com todo o sabor!
Esta receita pode ser uma óptima forma de introduzir o consumo de vegetais em crianças e adolescentes, mas também nos graúdos mais reticentes!
Experimentei. Muito bom!
ResponderEliminar