terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Detox Pré-Festas: O DESAFIO

O Natal está à porta e não é por isso que teremos de renunciar à tradição e aos pratos típicos que, nesta época, fazem as delicias dos mais gulosos!

Como costumo dizer com frequência em consulta aos meus paciente: "estar de dieta não é sinónimo de estar de castigo" e por isso não temos de dizer que não às iguarias natalícias! Apenas temos de saber compensar e mantermos uma margem de manobra para a tentação não seja maior que a motivação, deixando-nos com aqueles quilos que não queríamos reencontrar!

Contudo... e como os estudos apontam, esta altura do ano deixa muitas vezes uma factura "pesada" de se pagar aquando do tête-à-tête com a balança. 
Em média um bom Português aumenta cerca de 3kg só nesta quadra que vai da noite da consoada à passagem de ano. Quilos estes que se arrastam e desmotivam a entrada em 2015!



Para evitar entrar em 2015 com o pé esquerdo proponho este ano tentarmos passar entre os pingos da chuva, permitindo-nos uma facadinha na dieta ("controlada") sem estragos de maior que nos façam perder as forças ou o ritmo saudável no ano que se avizinha!

E nada melhor uma semana de Detox Pré-Festas: uma dieta mais rigorosa, mas equilibrada, que nos permite manter a energia do dia-a-dia e mesmo assim perder algum peso. Esta perda vai permitir-nos aliviar o peso na consciência no hora de degustar e partilhar as tradicionais rabanadas ou quem sabe um pouco de cabrito ou o peru recheado. 
Atenção que o facto de fazermos uma dieta preparatória ou o Detox Pré-Festas não nos dá a liberdade de abusar sem limite na hora da refeição, das sobremesas, das entradas e dos aperitivos!! Atenção que quando o excesso é grande não há Detox nem milagre natalício que nos salve!
Assim sendo proteja-se, prepare-se, compense, mas não perca o controlo! 
O segredo está em provar sem exageros e manter-se alimentado durante o dia para não chegar à hora de se sentar à mesa com um apetite voraz: aí junta-se a fome com a vontade de comer e a falta de opções ou com o excesso de tentações que nos "obrigam" a perder o controlo. Tome rédeas do seu apetite e desfrute dos prazeres do convívio com quem mais gosta sem ter de pagar por isso durante todo o mês de Janeiro.
NOTA: Esta dieta por ser mais restritiva deverá ser reservada a um período limitado de tempo e não seguida a longo termo. Proponho 5-7 dias de maior rigor acompanhado de alimentos saudáveis naturais e baixos em calorias!
Esteja atento ao Instagram @nutricionistalillian e às próximas publicações em SANTA MELANCIA para acompanhar e as receitas propostas!


Sem comentários:

Enviar um comentário