domingo, 28 de janeiro de 2018

Bolo de Caneca Fit

Tudo neste título pode parecer estranho: logo para começar um bolo... ainda para mais num blog de uma nutricionista, que diz ser fit e ainda por cima, feito dentro de uma caneca! Está tudo doido!!!

Pois bem, esta é uma receita muito simples, rápida e saborosa para aqueles que gostam de doces, mas que sabem que não o podem fazer todos os dias! Estando ou não de dieta, esta pode ser uma forma de controlar porções e, claro de minimizar o estrago... Já ouviram falar no bolo de caneca? Nem todas as receitas encontradas na net podem ser consideradas fit (muito pelo contrário), mas esta tem selo de aprovação da nutri!

Ora vejamos, num bolo clássico o problema está nas quantidades e nos tipos de açúcares, gorduras e farinhas refinadas existentes nas receitas tradicionais. Neste não teremos qualquer açúcar adicionado, a gordura será apenas uma colher do tão "bem afamado" óleo de coco, as farinhas serão substituídas por flocos de aveia e mesmo assim, prometo, o resultado é delicioso! E a cereja no topo deste bolo qual é?... que se prepara em pouquíssimos minutos, dentro de uma caneca, num microondas.


E qual a melhor altura para introduzirmos esta receita na dieta? Pois bem, pode ser pela manhã ao pequeno almoço, ao longo do dia antes do exercício físico ou então em substituição de uma asneira terrível que iria acontecer de qualquer maneira e que, em termos calóricos e de qualidade nutricional,, iria ser certamente bem pior do que o nosso bolo de caneca.


BOLO DE CANECA FIT

INGREDIENTES
1 c. sopa rasa de óleo de coco
1-2 quadrados de chocolate preto com 70-76% de cacau
1 banana
3 c. sopa de flocos de aveia
1 c. chá de sementes de chia
1 ovo
½ c. chá de fermento
Canela em pó a gosto

MODO DE PREPARAÇÃO
Numa caneca derreta o óleo de coco juntamente com os quadrados de chocolate preto no micro-ondas por 30-40 segundos. Misture bem com a ajuda de uma colher e deixe arrefecer.
À parte junte a banana esmagada, com a aveia, a canela, a chia, o fermento e o ovo. Envolva com a mistura anterior. Leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto.
NOTA: normalmente coloco tudo no liquidificador e trituro
Polvilhe com canela em pó e está pronto.
Deixe arrefecer antes de comer.





Sem comentários:

Enviar um comentário