Segunda-feira de manhã recebi em casa uma
encomenda... era uma maçã com o símbolo da McDonald’s (na verdade uma lancheira
térmica com o formato de maçã e o logo da marca)! Achei engraçada e abri
curiosa! Afinal não era uma brincadeira! Lá dentro tinha frutas, cenouras
e... gugas (lembram-se deles?).
Pelos vistos há novidades: A McDonald’s, em
associação à Nutri Ventures, criou uma iniciativa pedagógica, que visa
incentivar o consumo de frutas e vegetais, junto das crianças e das suas famílias.
Ao comprar um Happy Meal, é possível optar
por novas e diferentes variedades de frutas (de acordo com a época) como
maçã de Alcobaça, uva sem grainha, pera rocha, meloa ou abacaxi, cenouras baby,
assim como diversas receitas de sopa. Agora, ao fazê-lo, receberão um código
que deve ser inserido na APP da iniciativa, chamada MyGuga e, ao cumular 3
códigos, a McDonald’s oferece um Guga colorido da série de animação Nutri
Ventures com a qual trabalhei durante vários anos. Existem 4 diferentes para
colecionar e, se conhecem a história, sabem que são uma animação, com
personalidades muito diferentes.
Quem me acompanha há mais tempo, sabe o carinho
especial que tenho pelo projeto e pela missão da Nutri Ventures. Aliás o nome
do blog existe graças à inspiração de uma das personagens da série, que tinha
expressões peculiares entre as quais: “Santa Melancia”! (vê AQUI)
Bom... mas será que estas são realmente boas
notícias?
Ter frutas e vegetais no menu não torna as
batatas fritas menos fritas, nem o sal menos salgado, é verdade, mas sem dúvida
que melhora a combinação final. Se, no momento da escolha incentivarmos as
crianças a optarem por ingredientes mais equilibrados através da brincadeira,
talvez consigamos mudar alguma coisa!
É uma iniciativa que pode funcionar, quer pelo
consumo direto propriamente dito, quer pelo exemplo que transmitem e que pode
ser imitado em casa! Se comer frutas e vegetais voltar a ser divertido (tão ou
mais divertido do que comer batata frita), talvez contribua efetivamente para estimular,
nas crianças, o hábito de comer de forma mais equilibrada, incentivando-as a
aumentarem o consumo de frutas e vegetais. Um aspeto que permite contrariar a
realidade revelada pelo Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física
(2015-2016), que destaca que 68,9% das crianças não cumpre a recomendação da
Organização Mundial da Saúde de consumir mais de 400 g/dia (equivalente a cinco
ou mais porções diárias).
Como sabem sou nutricionista e defendo uma
alimentação saudável, genuína e autêntica, em consulta e fora dela. Não sou fundamentalista,
é certo, e acredito na mudança, no crescimento e na melhoria de conceitos.
Quem podia imaginar há 5-10 anos atrás que
poderíamos comprar frutas e vegetais frescos num restaurante McDonald’s?
Arrisco-me a dizer: Ninguém!
Não sendo (como seria de esperar) uma defensora
do consumo de fast food de forma regular, deixa-me feliz poder assistir à
mudança dos tempos e testemunhar uma cadeia como a McDonald’s, outrora
associada exclusivamente ao mundo dos fritos, doces e salgados, hoje a oferecer
opções de frutas e vegetais frescos nos seus menus. É nestes pormenores
que podemos dizer que a nossa luta tem valido a pena!
Este caminho tem sido conseguido graças à
mudança de mentalidades do consumidos cada vez mais exigente e graças ao
trabalho de empresas, como a Nutri Ventures que tem tido, a meu ver, um papel
determinante na sensibilização das crianças pelo entretenimento. Uma forma, que
acredito funcionar muito melhor do que a imposição (vê mais AQUI).
Somos consumidores cada vez mais informados,
mais preocupadas com o que comemos e afinal de contas defendermos uma
alimentação saudável está realmente a ter impacto, até mesmo, nas grandes
marcas internacionais!
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