terça-feira, 16 de setembro de 2014

STREET FOOD pode ser uma Moda Saudável Parte I

No passado fim de semana fui convidada pela produção da RTP 1 para participar no programa Sabores de Portugal 2014, este ano realizado em Lisboa, no MEO ARENA e com o tema do STREET FOOD.



Nada melhor do que puxar o tema da TV para o BLOG!

Por muitos ainda desconhecido, este conceito é uma nova moda alimentar, que vai muito para além dos cachorros quentes e dos churros que encontramos na Feiras ou dos hamburguers "gordurosos" carregados dos mais variados molhos das rolotes nocturnas colocadas, em locais estratégicos, à saída de discotecas.

Pois bem... a Street Food, pelo contrário, veste-se de glamour e lá fora já conta com grandes nomes da cozinha gourmet!

Em Portugal começa a dar que falar e já são alguns os pontos de venda na nossa cidade de Lisboa, mas também no Porto, onde conseguimos encontrar esta comida de rua. 
Locais como Parque Eduardo VII, Entrecampos, Monsanto, Cais do Sodré, Saldanha ou Terreiro do Paço são já palco desta nova moda, convidando as pessoas a virem para a rua, descobrirem a sua cidade e  desfrutarem do mais variado tipo de gastronomia, tradicional e internacional, mais e menos calórica!

Os restaurantes abandonam, desta forma, os espaços físicos a que estamos habituados, para fazerem chegar a comida através de carrinhas com designes interessantes e convidativos.

A verdade é que devemos saber escolher, pois no menu nem tudo é 100% saudável ou Light (como se quer), mas existem várias opções validadas pela Nutricionista de Serviço sem ter de rezar à Santa Melancia para pedir o alivio do peso na consciência (e também na balança).

Vou, ao longo dos próximos meses, comentar vários menus de Carrinhas de Rua de Lisboa e apresentar o que têm de saudável para quem segue uma doutrina de alimentação equilibrada mas não quer por isso estar demodé.


Chippers (Cais do Sodré & Saldanha) - Quiosque de Batatas Fritas (e não só!)

Sim conseguimos encontrar verdadeiras tentações nesta banca...
Mas passei por lá e em alternativa às batatas (sim fritas) normais podem encontrar também opção de batata doce. Como sabem... minimizar o estrago é sempre uma melhor solução e sem dúvida que optar pela batata doce para além de mais saboroso é sem duvida mais saudável.
Prescindir do molho é que custa mais! Mas se for só de vez em quando não me parece que o estrago seja irreversível!

Mas esta não é a melhor das noticias! A verdade é que inovaram e oferecem agora alternativa de palitos de cenoura e pepino, que dispensando os molhos ricos em gordura e sal, são 100% validados e recomendados como Snack Saudável.



Em breve haverá mais... apesar de ser nutricionista custa-me ter de resistir a tanta caloria!

Vou desafiar e pedir ajuda ao meu paciente e (agora também) amigo blogger Roberto do Quiosque do Ken para descobrir o que há de saudável no STREET FOOD Lisboa fora?! Aceitas?



Sem comentários:

Publicar um comentário