quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Jessica Athayde e Moda Lisboa: A discórdia!


"Desfilei com o corpo que tenho que é o meu e no qual me sinto muito bem" diz Jessica Athayde no seu blogue Jessy James: Para mulheres reais!




Pelo que consta houve uma série de comentários menos positivos quantos à condição e forma física de Jessica Athayde no Moda Lisboa 2014, onde desfilou a convite e Cia. Marítima 
Ao que consta também, o tema tem dado que falar... muito muito que falar! Figuras públicas, colegas, amigos, bloggers, fãs, jornais, revistas - e já agora, eu também! - fizeram-se ouvir nos últimos dias!

A atriz não se deixou ficar e acabou por responder à letra com um discurso positivo e feminista, defendendo as mulheres, a sua identidade e a sua união. 
Conseguiu chegar bem mais longe do que a crítica que lhe deu origem e tornar este momento menos feliz de algumas pessoas menos bem intencionadas (e provavelmente com pouco para fazer) num momento de força, coragem e auto-confiança. #sheforshe

A verdade é que nem todas as mulheres têm de ter o mesmo perfil. Nem todas as mulheres se têm de sentir bem com a mesma imagem corporal. Não somos formatados, não somos autómatos, não somos feitos em linha de série. Somos seres únicos, individuais, variáveis.

Não é por nada que não existem números rígidos de peso ideal ou percentagens de gordura corporal fixas. Existem sim intervalos saudáveis, o que faz com que uma mulher de 1,66m, dependendo do tipo de composição corporal, possa ser considerada saudável tanto tenha 55kg (IMC de 19,9) como com 63kg (IMC de 22,9). 

Dentro do intervalo saudável a imagem corporal tem a ver com o nosso equilíbrio e com a percepção da nossa imagem corporal. Esta imagem corporal deve transmitir saúde, a saúde que se sente por dentro, e não os padrões da moda! Se assim fosse viveríamos em estado de saúde mantendo corpos obesos como no século XVI  em que o excesso de gordura era considerada a moda e sinónimo de beleza feminina dos pintores renascentistas... 

Como nutricionista e como mulher a minha salva de palmas Jessica!

Já não é a primeira vez que falo da Jessica Athayde no Santa Melancia, pois normalmente acabo por concordar com muitas das suas opiniões no que toca à forma como lida com os alimentos, a saúde e com a sua imagem corporal.
Veja outros post AQUI e AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário