terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Tahini Home Made

TAHINI é uma pasta de sementes de sésamo frequentemente utilizada em receitas Libanesas.

Até há pouco tempo comprava feita, muito difícil de encontrar (durante muito tempo pedia para me trazerem de Paris), até que descobri que era muito mais fácil prepará-la em casa, com os ingredientes certos, do que pegar no carro para ir ao supermecado comprá-la feita.

É tão simples que e rápido que não se justifica andar a correr as capelinhas em busca do Tahini perfeito!

Assim sendo e para juntar na receita de Hummus partilhada a semana passada (AQUI) aqui fica passo a passo como preparar o seu Tahini HOME MADE









INGREDIENTES:
12-15 colheres de sopa de sementes de sésamo
Água q.b.
Sal opcional

MODO DE PREPARAÇÃO:
1. Leve as sementes de sésamo a alourar numa frigideira ou no forno, não deixando estalar.
2. Deixe arrefecer.
3. Num robot de cozinha triture as sementes tostadas até obter farinha
4. Junte água (cerca de 5 c. de sopa) pouco a pouco até obter uma pasta espessa (não deixe que fique liquida demais).
5. Pode acrescentar uma pitada de sal ao preparado.
NOTA: eu não costumo adicionar sal, fica fantástico na mesma

Depois de preparado cheire! É delicioso! Está pronto para juntar à sua pasta de grão ou para outras receitas alternativas.

Benefícios:
As sementes de sésamo, ingrediente principal desta pasta são um alimento rico em diversos minerais como manganês e cobre e ainda fonte de cálcio, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, zinco e fibras alimentars.
A juntar a estes importantes nutrientes apresenta ainda duas substâncias especificas que participam activamente na redução dos valores sanguíneos de LDL ou mau-colesterol, a sesamina e a sesamolina.
A sua riqueza em vitamina E e ácidos gordos essenciais apresenta um carácter preventivo e antioxidante, ajudando desta forma a prevenir os efeitos negativos do stress e envelhecimento precoce.

3 comentários:

  1. como conservar depois do processo concluído?
    obrigada!!

    ResponderEliminar
  2. mas a comprada tem qualquer tipo de óleo/azeite...

    ResponderEliminar
  3. encontrar o seu blog, hoje, veio mesmo a calhar bem!
    já passeei um bocadinho por ele e vi informações interessantíssimas! muito obrigada por as partilhar connosco. gostaria de saber se me poderia informar relativamente ao demolhar das sementes. Ontem, num grupo de vegetarianos (eu sou vegetariana à dois anos), partilharam este link: https://www.facebook.com/Arcadonecas/posts/847457748653331 (que tem outro associado em que explica a teoria toda.
    A minha questão é: devemos mesmo demolhar as sementes todas? e não o fazer traz-nos danos? para mim é um assunto muito importante, porque consumo várias sementes ao longo do dia (sem as demolhar) e tenho receio que possam, neste caso, a fazer mais mal do que bem.
    Agradeço desde já a atenção

    ResponderEliminar