terça-feira, 17 de março de 2015

Benefícios da Água com Limão

Muitas pessoas já ouviram falar e eu própria recomendo, na minha consulta, a toma diária de 1 copo de água morna com gotas de limão em jejum.... mas sabe quais os benefícios deste hábito tão relacionado com as dietas detox?
























Pois bem, este hábito diário, é exactamente aquilo que costumo dizer às minhas pacientes:
"um duche pela manhã também deve ser interno"!

Durante a noite, tal como durante o dia, acumulamos toxinas. E sim, o nosso organismo é capaz de as eliminar sozinho, através das funções de órgãos como os rins, intestinos, fígado e outros. Contudo a alimentação pode ser uma forte aliada permitindo o correcto e eficiente funcionamento destes mesmos órgãos.


De manhã sou apologista de fazermos esta "lavagem" interna que vai um pouco além dos benefícios da hidratação. Por si só este hábito já ajuda a consumirmos pelo menos mais um copo de água por dia. Hábito este que muitas vezes é negligenciado por esquecimento e falta de rotina, obrigando o nosso organismo a concentrar a urina e dificultando o trabalho natural dos órgãos responsáveis pela eliminação, neste caso em particular os nosso rins.

A água com limão em jejum ajuda a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite, a equilibrar o pH do nosso organismo, é um diurético natural, auxilia a digestão e ajuda o funcionamento intestinal regular.
É considerado por muitos um excelente desintoxicante e um boost para o sistema imunitário. Não sendo milagroso, pode ser uma óptima alternativa para começarmos bem o nosso dia.

Para além de tudo isto ainda deixa a pele radiante muito graças à correcta lubrificação que o consumo de água por si só fornece e ao seu teor em vitamina C!

Nada melhor do que experimentar e comprovar as maravilhas desta rotina tão prática e saudável.


28 comentários:

  1. E qual seria a quantidade de sumo, por exemplo para 200ml de água? Quantas gotas?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1/4 limão pequeno (metade da metade) é o suficiente para manter esta rotina a longo termo!

      Eliminar
    2. sou brasileiro,porem trabalho em moçambique faz cinco anos,vou ao brasil de seis em seis meses,depois que pequei uma malaria cria o habito de tomar agua com limão em jejum,quando canso tomo agua com um dente de alho em jejum,apos isso não mais peguei malaria,e gripe tambem,ja os meus colegas pega cerca de tres ou mais por ano.abraços a todos.

      Eliminar
  2. 1/4 limão pequeno (metade da metade) é o suficiente para manter esta rotina a longo termo!

    ResponderEliminar
  3. Quanto tempo antes de tomar o pequeno-almoço deveria beber a água? Já tento seguir esta rotina há algumas semanas, mas como tenho pouco tempo de manhã normalmente bebo e tomo logo o pequeno-almoço a seguir, e não sei se estarei a fazer bem...

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tomo um copo de
      água morna com sumo de limão cerca de meia hora antes do PA.

      Eliminar
    2. Tento ser muito prática e, apesar da recomendação ser de cerca de 30 minutos antes, por vezes nem sempre é possível! Na prática, costumo bebê-lo cerca de 15 a 20 minutos antes do pequeno almoço. Mais ou menos o tempo para me despachar! Aconselho o mesmo aos meus pacientes! Beijinhos

      Eliminar
  4. Também gostava de saber quanto tempo antes do PAlmoço?!?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento ser muito prática e, apesar da recomendação ser de cerca de 30 minutos antes, por vezes nem sempre é possível! Na prática, costumo bebê-lo cerca de 15 a 20 minutos antes do pequeno almoço. Mais ou menos o tempo para me despachar! Aconselho o mesmo aos meus pacientes! Beijinhos

      Eliminar
  5. Tento ser muito prática e, apesar da recomendação ser de cerca de 30 minutos antes, por vezes nem sempre é possível! Na prática, costumo bebê-lo cerca de 15 a 20 minutos antes do pequeno almoço. Mais ou menos o tempo para me despachar! Aconselho o mesmo aos meus pacientes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. E crianças com seis anos também podem beber?

    ResponderEliminar
  7. Crianças com seis anos podem beber?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para crianças também aconselho 1 copo de água, porque assim garanto que bebem mais um copo ao longo do dia, coisa que muitas vezes se esquecem, mas não aceitam bem ser morna e as com gotas de limão podem se tornar abrasivas para os seus estomagozinhos de 6 anos. Neste caso apenas a água!

      Eliminar
    2. Sempre me disseram que o llimão ė alcalino. Pesquisando encontrei a seguinte informaçao " ė ácido, porém ao ser ingerido, em contato com o meio celular no interior do organismo humano, é oxidado e funciona como um agente complexante, tamponante e como um bloqueador de prótons (H+), comportando-se como um alcalinizante, isto é, um neutralizante da acidez interna, estabilizando o meio em pH levemente alcalino.".... ou seja, ė um mito dizer que o limao faz mal ao estomago por causa da acidez. Embora, neste caso, dar agua com limao em jujum a crianças de 6 anos acho um pouco excessivo, ate porque o limao ataca o esmalte dos dentes, e aí sim, o acido pode ser prejudicial.

      Eliminar
  8. E as crianças de seis anos podem beber?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para crianças também aconselho 1 copo de água, porque assim garanto que bebem mais um copo ao longo do dia, coisa que muitas vezes se esquecem, mas não aceitam bem ser morna e as com gotas de limão podem se tornar abrasivas para os seus estomagozinhos de 6 anos. Neste caso apenas a água!

      Eliminar
  9. Para crianças também aconselho 1 copo de água, porque assim garanto que bebem mais um copo ao longo do dia, coisa que muitas vezes se esquecem, mas não aceitam bem ser morna e as com gotas de limão podem se tornar abrasivas para os seus estomagozinhos de 6 anos. Neste caso apenas a água!

    ResponderEliminar
  10. E ir bebendo ao longo do dia? Por exemplo na garrafinha que uso diariamente colocar duas ou três rodelas de limão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é uma excelente forma de aromatizar a sua água e simultaneamente conseguir os benefícios do limão de forma ligeira e ao longo de todo o dia! Tenha a certeza que não exagera na quantidade de limão se o seu objectivo é fazer de uma forma diária e a longo prazo!

      Eliminar
  11. Se estiver a amamentar também não é prejudicial à produção de leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não afecta a produção de leite as gostas de limão num copo de água em jejum não se preocupe. O que poderá afectar a correcta produção de leite são as dietas restritivas muito hipocalóricas e perdas de peso muito rápidas. Beijinhos e muitas felicidades!

      Eliminar
  12. É possível fazer para vários dias, guardando no frigorífico, ou tem de ser feito "de fresco" todas as manhãs?

    ResponderEliminar
  13. Olá lillian, parabéns pelo blog, sou uma visitante recente mas tenho achado a informação bastante útil. Sobre a água com limão gostaria de saber se algo que devemos beber sempre ou apenas durante um determinado período de tempo. Não há possibilidade de se desenvolverem problemas de estômago devido à acidez do limão? Obg!

    ResponderEliminar
  14. Olá Lilian, Bom dia, gostaria de fazer e utilizar água alcalina para uso continuo. Este ano fiz três tratamentos para H.pilori, e nada. Um tempo atrás tive alguns stress/depressão - encerrados. Tive orientações por uma nutricionista em relação a alimentação, mas acho que meu sistema imunológico está comprometido...Pratico esportes e tem aparecido diversas Inflamações no corpo, além de estar com uma gastrite no antro a bastante tempo... Por favou me ajude. Obrigado!

    ResponderEliminar
  15. Olá Lilian, Bom dia, gostaria de fazer e utilizar água alcalina para uso continuo. Este ano fiz três tratamentos para H.pilori, e nada. Um tempo atrás tive alguns stress/depressão - encerrados. Tive orientações por uma nutricionista em relação a alimentação, mas acho que meu sistema imunológico está comprometido...Pratico esportes e tem aparecido diversas Inflamações no corpo, além de estar com uma gastrite no antro a bastante tempo... Por favou me ajude. Obrigado!

    ResponderEliminar
  16. Quem amamenta pode ber agua com limão?

    ResponderEliminar
  17. Poxa é muito bom aprender sobre os benefícios da água com limão, eu sempre quis saber mais a respeito e quase nunca achava algo realmente que me pudesse convercer. Resolvi testar e realmente deu certo.
    Peguei umas receitas bem legais neste site.

    ResponderEliminar
  18. Comecei toma agua com limão tem 15 dias e já me sinto melhor agora ,eu sempre vou no banheiro frequente estou mais leve ,e eu tomo seis copos por dia principalmente antes das refeições e como tem que beber bastante água nesse calor eu estou tomando a água com limão e ajuda a emagrecer mais claro vc tem que maneirar na alimentação
    e isso

    ResponderEliminar