quarta-feira, 11 de março de 2015

Flores Comestíveis

O ingrediente que não pode faltar no seu prato esta primavera: FLORES

É verdade! O Inverno está no fim e a primavera já bate à porta. Com ela vem o sol, os jardins floridos, as temperaturas mais amenas e a preocupação redobrada com a silhueta que se vai fazer mostrar com as roupas mais curtas e as idas à praia.

Uma das grandes sensação desta primavera será a inclusão de FLORES COMESTÍVEIS no menu. As lindas e coloridas flores de primavera conhecidas como elemento estético alteram as paisagens e pintam a natureza de forma tão genuína, podem também ser utilizadas para confecção de pratos diferentes e muito nutritivos.

Podem fazer parte de saladas coloridas, entradas, pratos de carne ou peixe e sobremesas.



Seja em saladas coloridas ou em qualquer outra receita, as flores comestíveis fazem as maravilhas dos convidados. Estes elementos frágeis, normalmente extremamente pigmentados, de sabor delicado, são nutricionalmente muito interessantes e remotamente utilizado com utilizações terapêuticas. Ricos em néctares e pólens, repletos de minerais e vitaminas, são muito pouco calóricos, devido à sua leveza e à sua grande quantidade de água. Não podia haver melhor ingrediente para esta primavera.

Mas afinal sabe onde encontrar e como escolher as flores para a sua próxima receita? Utilizar flores na alimentação implica alguma informação prévia. Apesar de não se distinguirem pelo aspecto das espécies tradicionais para fins decorativos é fundamental saber que estas ultimas podem ser veiculo de substâncias tóxicas e potencialmente perigosas para o organismo humano, devido às substâncias utilizadas para o seu cultivo.

Em Portugal, ao contrário do se passa em países como França ou Itália, a utilização de flores comestíveis é ainda algo bastante recente e com pouca tradição. Entra agora nas nossas mesas e nas nossas confecções culinária associadas a uma nova tendência ou a modas... e quem não gosta de estar na moda?
Ainda não disponíveis em todas as superfícies comerciais conseguimos encontrar à venda em alguns supermercados biológicos especializados ou teremos de ser nós a cultiva-las em nossas casas. Existem até algumas versões muito práticas de cultivar em saco que pode encomendar online e seguir os passos. 

Tudo de origem biológica e sem aditivos...


3 comentários: