terça-feira, 5 de maio de 2015

Sumo Detox Anti-Aging: Seja jovem para sempre!

Quem nunca sonhou em ser jovem para sempre? Sabia que alimentação pode contribuir significativamente para uma juventude que se sente por dentro e se reflete por fora?

A verdade é que cada vez mais cedo começam as preocupações com a estética, com a beleza e com a juventude. Quer seja homem ou mulher, o ser humano preocupa-se de uma forma geral com a sua aparência, com o estado da sua pele e em última instância com a chegadas das primeiras rugas.


Sem dúvida que, hoje em dia, os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada na manutenção da saúde e do peso ideal são indiscutíveis. A boa notícia é que  a correta escolha dos alimentos é também uma excelente ferramenta para deter os efeitos do tempo e garantir uma aparência mais jovem.

Estive há uma semana no novo programa da Sic Mulher apresentado por Ana Rita Clara a partilhar uma receita que vai fazer as maravilhas pela sua saúde e pela sua pele. Eu e a Ana Rita provámos e aprovámos! 
Deixo a receita feita ao vivo no programa Faz Sentido para dizer de sua justiça!


Retarde os efeitos do tempo, ganhando energia e reflectindo saúde por fora.

SUMO ANTI RUGAS

Ingredientes
¼ beterraba crua
1 mão cheia de frutos vermelhos (morangos, framboesas ou mirtilos)
Sumo de 2 laranjas
½ manga
1 cenoura crua
2 floretes de brócolos
¼ pepino
200ml de chá verde (desteinado)
1 c. sopa de bagas de goji
1 c. sopa de sementes de chia

Modo de preparação:
Lave muito bem os ingredientes a utilizar, retire a casca à beterraba, à laranja, manga e cenoura. Corte todos os ingredientes em pequenos cubos e coloque tudo na liquidificadora ou robot de cozinha.
Bata tudo e.... Zás- Trás! Pronto a servir fresco!

CHÁ ANTI-OX
1 litro de chá verde ou branco
2 c. sopa de chá verde
1 rodela de gengibre
8 folhas de hortelã fresca

Modo de preparação:
Ferva cerca de 1 litro de água. 
Não deixe chegar ao ponto de ebulição. Verta sobre as folhas de chá verde ou branco, juntamente com a rodela de gengibre e folhas de hortelã.




O chá verde e a sua riqueza em antioxidantes é uma ferramenta eficaz para evitar as consequências dos radicais livres e efeitos do stress oxidativo provocados pela ansiedade e pelo stress a que somos sujeitos regularmente. Adicionalmente aos benefícios preventivos, o chá verde é considerado também um ansiolítico eficaz por conter L-teanina, um aminoácido que promove o relaxamento ao afetar os níveis de GABA, um neurotransmissor cerebral que regula as reações ao stress, promovendo o relaxamento e a sensação de bem-estar.

Contudo, devido ao seu efeito estimulante, pela existência de teína, o consumo excessivo deste chá, especialmente ao final do dia, pode ter um efeito negativo sobre a qualidade do sono aumentando o estado de alerta e podendo deixá-lo ainda mais ansioso.
A verdade é que muitas pessoas não tomam chá verde devido ao seu efeito estimulante, relacionado com o seu teor em teína (a "cafeína" do chá).
Encontramos alguns chás no mercado já sem teína, mas o processo industrial para a sua extração pode por em causa o seu conteúdo em antioxidantes e a sua composição especifica que está relacionada com os seus benefícios para a saúde.

Felizmente, existe um processo simples que pode remover parte da teína do chá verde em casa, sem destruir as L-teanina e outros componentes considerados benéficos. 
Basta colocar as folhas de chá num bule com água a ferver e retirar toda a água após 30 segundos. Neste período é quando a maior parte da teína é libertada para a água. Depois é só adicionar uma segunda porção de água a ferver e seguir os procedimentos habituais. Apesar de alguma teína, reduzirá consideravelmente o seu efeito estimulante.

1 comentário: