sábado, 3 de fevereiro de 2018

Tudo o que deves saber Sumo Detox!

 Os Sumos Detox, ou funcionais, como gosto de os chamar, vieram para ficar. Hoje em dia já não é invulgar adicionarmos espinafres, pepino, gengibre, cenoura, hortelã, sementes ou folhas de couve aos tradicionais sumos de fruta.
Quem ainda não experimentou, já ouviu falar ou conhece alguém que os faz. Mas afinal para que servem?



Apesar de estarem muito associados à perda de peso, estes sumos vão muito para além dos resultados em balança. 
O seu consumo regular pode ajudar ainda a:
- desinchar
- sentir mais energia e vitalidade
- lutar contra o cansaço físico e mental
- combater os efeitos negativos da poluição e stress das cidades
- compensar carências vitamínicas e minerais
- fortalecer cabelos e unhas
- combater a celulite
- combater os efeitos do tempo funcionando como antiaging
- desintoxicar depois de uma festa, jantar ou almoço onde tenha abusado
- aumentar do consumo de frutas e vegetais, muitas vezes negligenciado no dia a dia de grande parte da população.

Se pensarmos bem, os sumos detox não são mais do que uma combinação inteligente de alimentos de alta qualidade nutricional que conjugados ajudam a restabelecer o equilíbrio do organismo. São uma forma alternativa de consumir alimentos crus, ricos do ponto de vista nutricional, partindo sempre de uma escolha equilibrada em termos de micro e macro nutrientes, conjugando os ingredientes certos, nas quantidades ideais, mas sobretudo, com um resultado final muito saboroso.

No inicio do ano, depois de todas as tentações natalícias e exceções alimentares típicas desta época, os sumos detox podem servir como uma ferramenta útil e eficaz para fazer uma espécie de “reset” ao organismo, facilitando a reintrodução de hábitos alimentares mais saudáveis e ajustando os ponteiros na balança, quando parecem querer fugir do nosso controlo. Afinal de contas ano novo, vida nova, certo? É importante motivação e com estes sumos conseguirá sentir-se melhor do ponto de vista energético ao mesmo tempo que perde peso.
Existem várias formas de introduzirmos os sumos detox no nosso esquema alimentar. Temos a versão mais intensiva, em que podemos substituir uma ou mais refeições do dia por sumos. A duração deste tipo de detox deve ser curto (de 1 a 3 dias) podendo repetir de forma intercalada com uma dieta variada e equilibrada. Dietas exclusivamente líquidas são possíveis, mas apenas aconselhadas para pessoas saudáveis e de preferência sob supervisão nutricional.

De uma forma mais duradoura e regular podemos optar por integrá-los no nosso dia a dia como complemento à nossa dieta. Neste sentido a ideia seria optar por começar o dia com um copo de sumo detox em jejum e depois seguirmos com o nosso dia alimentar, que se quer saudável e variado, mantendo as várias refeições principais e intermédias normais.
As dietas detox podem ser feitas apenas com sumos funcionais ou enriquecidas com receitas de sopas, chás, infusões, saladas ou outras refeições sólidas consideradas detox.

O conceito DETOX baseia-se em conceitos da nutrição funcional, apostando em alimentos ricos do ponto de vista nutricional, partindo sempre de uma escolha equilibrada em termos de micro e macro nutrientes, conjugando os ingredientes certos, nas quantidades ideais, mas sobretudo, com um resultado final muito saboroso.

Ao introduzirmos sumos e receitas detox na nossa alimentação estamos a fornecer ao organismo as ferramentas que ele necessita para funcionar em plenitude, sem sobrecargas, tendo como missão a desintoxicação fisiológica levada a cabo por órgãos alvo vitais como intestinos, fígado, rins, pele e pulmões, permitindo o organismo metabolizar de forma mais eficiente todos os ingredientes a que é exposto.
O que caracteriza a capacidade de desintoxicação destes sumos são os seus componentes vegetais, ricos em antioxidantes, minerais, vitaminas, fibra, água e outros elementos nutricionais facilmente encontrado nas frutas, legumes e verduras in natura. O importante é variar e tentar, sempre que possível, escolher produtos frescos da época e produzidos de forma natural e biológica (de preferência de produção local).

Para ter a certeza de que se segue um método adequado, sem pormos em risco a nossa saúde aconselho a leitura de 2 livros completos com todos os fundamentos por de trás do conceito DETOX e mais de 200 receitas fáceis, simples e deliciosas.

       



Segue a SANTAMELANCIA no facebook e instagram.

Sem comentários:

Publicar um comentário