segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Detox Pós Festas - O PLANO!

Depois de todo o trabalho de casa de planeamento e organização, de feitas as compras, organizada a despensa e conhecidas as receitas... agora para pôr a mão na "massa" falta apenas conhecer o derradeiro plano para os próximos dias!

Não se esqueça que qualquer dieta ou plano alimentar, mesmo o Detox, deve ser personalizado e o que partilho no blog são apenas algumas receitas, sugestões, dicas e acima de tudo inspirações para que, em casa, consiga seguir um dia a dia um pouco mais saudável daquele que tinha antes de passar pela SANTA MELANCIA!

Este plano Detox é um plano que fiz à minha medida, sendo que o meu objectivo é perder um ou outro quilo que veio com o Ferrero Rocher do Natal, mas sobretudo voltar a encontrar o equilíbrio do rigor alimentar, que parece estar a desvanecer com as tentações no ar dos últimos tempos!
Fazer um reset para começar 2016 com o pé direito!

Ao contrário do que muitos pensam, a dieta detox não deve ser considerada uma dieta restritiva, muito pelo contrário (não estará limitada em quantidades)! E se pensa que vai passar duas semanas a líquidos então desengane-se! O detox não é apenas sumos verdes!
Desmistificando alguns conceitos, é importante frisar que as dietas detox devem ser planos equilibrados, nutricionalmente ricos, em que há um grande enfoque nos micronutrientes vegetais que a alimentação pode fornecer ao nosso organismo. É uma técnica utilizada na nutrição funcional e garante o fornecimento de todos os nutrientes fundamentais ao funcionamento eficaz dos órgãos chave, responsáveis pela elimniação de toxinas do nosso organismo, evitando sobrecargas.



Nos próximos dias estejam atentos, fiquem por aí e sigam passo a passo nas minhas redes sociais:
SNAPCHAT #LILLIAN-NUTRI

PLANO DETOX DIA 1

PARA BEBER AO LONGO DO DIA: 1,5L da Infusão Detox (ver AQUI)
Pode beber quente, fria ou morna, como preferir! Eu, pessoalmente prefiro quente, especialmente nestes dias chuvosos, mas tépida ou fresca sabe muito bem também!

EM JEJUM: Prepare um copo de água morna com algumas gotas de limão (ver AQUI)

NOTA: se tiver desconforto gástrico, gastrite activa ou qualquer outro sintoma desadequado deverá optar por fazer apenas a água morna sem gotas de limão.

PEQUENO ALMOÇO
1-2 copos de SUMO DETOX VERDE (ver receita AQUI)

NOTA: É importante que saia de casa saciado/a. Se acorda com muito apetite e faz um pequeno almoço consistente (ao contrário da grande maioria que salta esta refeição nobre) então deverá reforçar o sumo com duas colheres de sopa de flocos ou farelo de aveia.

Para substituir as refeições mais ligeiras do dia como o MEIO DA MANHÃ e os LANCHES DA TARDE prepare o Sumo Detox Verde (ver AQUI) e vá bebendo entre as refeições principais.

NOTA: Ao contrário dos planos ditos tradicionais, neste plano detox, não deverá esperar até ao horário fixo do meio da manhã ou do seu lanche das 17h00 para beber o seu copo de sumo. Chegará às 10h30 com fome e o seu copo de sumo, bebido a correr, não servirá para o/a saciar. 
Por isso a ideia ir bebericando o sumo preparado de manhã ou no dia anterior (no livro encontra forma de preservar, acondicionar e transportar).
Leve consigo para o trabalho uma garrafa térmica ou mantém-na no frigorifico se tiver possibilidade e vai bebendo ao longo da manhã e da tarde. Sem nunca chegar a ter fome. A ideia é ser impossível ter fome pois está sempre a comer (neste caso a beber).
Serão cerca de 200 a 400ml no período do meio da manhã e outros 200-400ml pela tarde fora.
No total deverá beber cerca de 1.0L a 1.5L de sumo por dia, repartindo pelo pequeno almoço, meios da manhã e lanches da tarde.

IMPORTANTE: Se ao longo do dia necessitar de mastigar algo mais consistente sugiro que tenha à mão alguns palitos de cenoura e/ou 1 mão cheia de frutos secos sem sal!

ALMOÇO e JANTAR
Nas refeições principais vai comer.
No primeiro dia prefiro fazer algo verdadeiramente mais ligeiro pois é quando sinto a motivação a 100% e por isso sugiro começar pela Sopa Detox de Tomate Cereja e Pimentos Tricolor (ver receita AQUI)

NOTA: A esta sopa deverá adicionar um ovo cozido ou escalfado para ter a certeza do aporte proteico. Pode também optar por adicionar também algumas sementes de cânhamo.
Para além de equilibrar o valor nutricional da sopa dica simplesmente delicioso.

Não deverá limitar quantidades neste primeiro dia. Ao almoço e jantar faça um, ou dois, ou mesmo três pratos de sopa caso seja necessário!



PLANO DETOX DIA 2

PARA BEBER AO LONGO DO DIA: 1,5L da Infusão Detox (ver AQUI)
NOTA: substitua alguns ingredientes da infusão como sugerido na receita e opte por funcho, anis estrelado e casca de limão por exemplo.

EM JEJUM: Prepare um copo de água morna com algumas gotas de limão gengibre fresco  (ver AQUI)
1 copo de SUMO DETOX ROSA (ver receita AQUI)

PEQUENO ALMOÇO
Cerca de 1 a 2 horas mais tarde faça o seu pequeno almoço optando por uma receita equilibrada como Aveia Adormecida feita com bebida de origem vegetal (ver AQUI)


Para substituir as refeições mais ligeiras do dia como o MEIO DA MANHàe os LANCHES DA TARDE escolha um dos Sumos Detox (ver AQUI) e vá bebendo entre as refeições principais.


ALMOÇO e JANTAR
Nas refeições principais vai comer um pouco mais e agora à Sopa adicionaremos a Salada de cruidites com hummus de beterraba (ver receita AQUI) ou uma mistura de legumes salteados com curcuma e pimenta.
Num wok coloque um fio de azeite virgem extra, cebola, couve branca laminada, pimentos verdes, curgete, floretes de brócolos, cogumelos Paris e alguns tomates cereja.
Raspe um pouco de gengibre fresco, uma pitada de pimenta preta e um colhere de café de curcuma.
Saltei tudo até ficar cozinhado.

NOTA: Sugiro optar por variar a receita da sopa detox para não ficar com a sensação de que está a comer sempre os mesmo sabores.

Não deverá limitar quantidades nestes primeiros dias. Ao almoço e jantar faça um, ou dois, ou mesmo três pratos de sopa caso seja necessário!


16 comentários:

  1. Olá Liliana! Gostaria de saber se é possível fazer estes sumos na bimby, uma vez que não tenho liquidificadora. ..e não pretendo adquirir mais robôs. Terei de passar por um coador? Ou posso consumir como um "batido"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode perfeitamente fazer na bimby! É optimo! Velocidade máxima durante cerca de 17-20 segundos e já está! :)
      Não precisa de coar!
      Espreite o meu insta gram @NutricionistaLillian e o meu SnapChat Lillian-Nutri! Também eu utilizo a bimby lá por casa! ;)
      Bons Detoxes!

      Eliminar
  2. Olá Dra. Liliana, eu gostava de perder algum peso. Não 1 ou 2 kg mas 10 ou 12kg. Com esta dieta detox que apresenta no blog acha que vou conseguir? Obrigada e bem haja pela partilha do seu saber

    ResponderEliminar
  3. Olá Dra. O plano que apresenta também funciona para perder não 1 ou 2 kg mas para perder 10 ou 12 kg ? Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Lilian, obrigada por lançar este desafio e partilhar connosco as receitas para os primeiros dias. Na verdade eu enchi o frigorífico com os ingredientes que indicou mas não estou a conseguir encontrar as receitas para continuar o detox... não é suposto partilhar mais receitas?! Obrigada e um Óptimo Ano para si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, fico muito contente que esteja desse lado a acompanhar e a seguir o plano! Para os próximos dias poderá voltar a repetir ou seguir este link
      http://santamelancia.blogspot.pt/2016/01/detox-pos-festas-continua.html
      para novas receitas com a mesma lista. Espero que goste!
      Beijocas detox e até breve!!

      Eliminar
    2. Detox Pós Festas - CONTINUA! http://santamelancia.blogspot.pt/2016/01/detox-pos-festas-continua.html

      Eliminar
  5. Bom dia,

    Fiquei muito interessada neste plano de detox e pretendo segui-lo mas no segundo dia para o Almoço e Jantar sugere além da sopa, uma Salada de cruidites com hummus de beterraba. Seguindo o link que tem para a receita, apenas encontro a receita do hummus e não da salada. Onde posso encontrar a receita da salada? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "salada" são os palitos de vegetais com este hummus... é uma espécie de complemento à sopa, mais do que uma refeição dita clássica.
      Um beijo e até breve!

      Eliminar
    2. A "salada" são os palitos de vegetais com este hummus... é uma espécie de complemento à sopa, mais do que uma refeição dita clássica.
      Um beijo e até breve!

      Eliminar
  6. Boa noite Lillian.
    Eu sou enfermeira e trabalho por turnos. Gostaria de saber como é que poderia adequar este plano à minha rotina. Obrigada.
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olá, é muito simples, basta ter como regra 3 refeições fixas que existem sempre independentemente do turno que trabalha. Elas são o pequeno almoço (primeira refeição depois de acordar), o almoço e o jantar. Entre estas adequa a existência ou não de refeições intercalares conforme o período de tempo entre elas. Se se espaçarem em mais de 3horas então temos de encaixar uma refeição ligeira intermédia que pode ser inspirada no plano aconselhado.
      Como refiro este foi um plano feito à minha medida. Cada caso é um caso e cada rotina precisa dos seus ajustes. Caso necessite o ideal seria mesmo uma consulta de nutrição!
      Uma beijoca e até breve!!

      Eliminar
  7. Podemos fazer este plano e continuar a ir ao ginásio diariamente? Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Podemos fazer este plano e continuar a ir ao ginásio diariamente? Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Falou tudo, Lillian: "Ao contrário do que muitos pensam, a dieta detox não deve ser considerada uma dieta restritiva, muito pelo contrário (não estará limitada em quantidades)! E se pensa que vai passar duas semanas a líquidos então desengane-se! O detox não é apenas sumos verdes!"

    Parabéns pelo artigo, ficou ótimo!

    ResponderEliminar
  10. Muito bom, Lilian! Obrigada por compartilhar o seu plano detox! :)

    ResponderEliminar