quinta-feira, 25 de maio de 2017

Obesidade Infantil: Como mudar as estatisticas

Desde 2010 que faço parte da equipa NutriVentures e desde então que mais do que um mero desenho animado, em conjunto, ambicionamos mudar o mundo através do divertimento. Talvez esteja a ser ambiciosa, mas sei que se começarmos na base do problema e se, de uma forma divertida, passarmos os conceitos chave, eles ficarão enraizados naturalmente, sem que mais tarde tenhamos de arcar com os números atuais em que Portugal se insere.


Como acredito neste projeto e no impacto que ele pode ter em Portugal e não só (já estamos em dezenas de países além fronteiras, incluindo os Estados Unidos, Brasil e muitos muitos outros) quero partilhar com todos um estudo da Universidade do Minho que mostra que a exposição das crianças* a mensagens de comportamentos alimentares saudáveis em desenhos animados pode ser uma forma eficaz de encorajá-las a fazer melhores escolhas.
* estudo realizado em 2015, envolvendo 142 crianças com idades entre os 4 e os 8 anos da região de Braga.

As crianças foram distribuídas de forma aleatória em dois grupos: um de controlo em que era exposto a desenhos animados sem qualquer referência a mensagens alimentares ou nutricionais e outro experimental, exposto a desenhos animados com mensagens de comportamentos alimentares saudáveis.

Cada grupo esteve exposto durante 20 minutos, sendo dada a oportunidade a cada criança de comer durante 10 minutos, de forma livre, os alimentos de uma pequena seleção: dois produtos saudáveis (cenouras bebé e uvas) e dois produtos não saudáveis (chocolates e batatas fritas).

Os resultados mostraram que as crianças expostas a desenhos animados com mensagens de comportamentos alimentares saudáveis escolhiam alimentos significativamente mais saudáveis do que as crianças do grupo de controlo.

Imaginem o impacto que não poderíamos ter a nível mundial?

E pensem também, em oposição, quais os efeitos da publicidade televisiva direcionada aos mais novos, que normalmente é bombardeada em horários estratégicos? Falo da publicidade alusiva a alimentos de valor nutricional muito duvidoso, como é o caso dos alimentos processados, açucarados e demasiado salgados?


Pensem no assunto...



Links relacionados:

Nutri Ventures com Influência Comprovada

http://santamelancia.blogspot.pt/2015/11/nutri-ventures-com-influencia-comprovada.html

http://santamelancia.blogspot.pt/2014/12/quer-ser-um-nutri-mestre.html

http://santamelancia.blogspot.pt/2014/02/consulta-de-nutricao-infantil-com-selo.html

http://santamelancia.blogspot.pt/2014/01/de-fruta-aos-mais-pequenos.html

http://santamelancia.blogspot.pt/2013/12/santa-melancia-o-porque-do-nome.html

Sem comentários:

Publicar um comentário