segunda-feira, 22 de maio de 2017

Sopas Detox para combater a Casca de Laranja

Sim, sou mulher... mas para além disso sou nutricionista e como tal no meu dia a dia lido com muitas outras mulheres! Sei que o que as motiva a vir à consulta de nutrição é muitas vezes a sua insatisfação com a imagem corporal, quer por peso a mais, acumulação de gordura localizada e claro... a teimosa celulite que carinhosamente apelidamos de "casca de laranja"!

Sabiam que a pele “casca de laranja” é um problema que afeta cerca 85% das mulheres*? E não são apenas mulheres obesas (com IMC superior a 30) que se queixam deste mal. Várias mulheres com um peso adequado vêm à consulta procurar soluções para o aspeto irregular das suas coxas e barriga. Mas "elas" não são as únicas afetadas... apesar de menos frequente, também os homens podem sofrer do mesmo.


A celulite caracteriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no organismo, que associados a uma má alimentação, ao sedentarismo e à má circulação sanguínea, criam um estado inflamatório. Ao inflamarem, estas células gordas aumentam o seu volume provocando irregularidades na pele. Ao que chamamos de “casca de laranja” por se parecer, com as devidas proporções, aos contornos rugosos  e irregulares da casca deste citrino. 
Esta inflamação pode variar de pessoa para pessoa, conferindo aspetos visíveis diferentes e sintomatologia distinta. Na verdade, é algo que afeta não só a autoestima, como também o bem estar físico. A celulite pode estar ainda associada a dor e a um desconforto generalizado.

Bem, mas falando de coisas boas... e como o verão está à porta, nesta altura a atenção que prestamos ao nosso corpo é redobrada! Então aproveito para partilhar algumas receitas TOP com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a eliminar a pele “casca de laranja” para que este verão não se preocupe ao usar a sua mini saia preferida!

São 3 receitas detox inspiradas no meu último livro “SOPAS, SALADAS E CHÁS DETOX” com ingredientes funcionais como gengibre, curcuma, pepino, beterraba, entre muitos outros... inspire-se e cuide de si, de dentro para fora!


SOPA DE CENOURA, LARANJA E COENTROS 

Ingredientes
1 cebola
5-6  cenouras
1 curgete pequena
2 mãos cheias de coentros frescos
1 rodela de gengibre fresco (aprox. 1 cm)
1 laranja
2 c. sopa de azeite virgem extra
Pimenta preta q.b.
300ml de água
Modo de preparação
Coloque uma das colheres de azeite numa panela, junte a cebola grosseiramente picada, a curgete e as cenouras. Deixe cozinhar ligeiramente durante cerca de 5 minutos.
Adicione o restante azeite, a água, os coentros e o gengibre e deixe cozinhar durante cerca de 20-25 minutos.
Esprema o sumo da laranja. Triture com a varinha mágica, até obter um creme sedoso e tempere com uma pitada de pimenta preta. Está pronto a servir.
Pique um pouco de coentros frescos e coloque sobre o prato.
SUGESTÃO: raspe um pouco de casca de laranja sobre a sua sopa e adicione algumas sementes a gosto.


SOPA DE PEPINO E HORTELÃ

Ingredientes
3 pepinos
50ml de bebida de coco
2 mãos cheias de hortelã fresca
1 lima
1 c. sopa de azeite virgem extra
1 dente de alho
4 talos de cebolinho
Sal rosa dos Himalaias e pimenta preta q.b.

Modo de Preparação
Retire parcialmente a casca dos pepinos e as sementes do seu interior. Corte grosseiramente os pepinos e coloque-os no liquidificador, juntamente com a bebida de coco, a hortelã e o cebolinho já picado. Triture até obter a consistência desejada e tempere a gosto com sal e pimenta q.b.
Leve ao frigorífico durante cerca de 45 minutos para servi-la bem fresca.


GASPACHO DE BETERRABA E CURCUMA

Ingredientes
10 tomates cereja
½ beterraba crua
½ cebola roxa
1 pimento vermelho
2 pepinos
1-2 dentes de alho
2 c. sopa de azeite virgem extra
1 limão
1 c. sopa rasa de orégãos
Sal dos Himalaias e pimenta preta q.b.
Salsa fresca picada
Coentros frescos picados
1 rodela de curcuma fresca (ou 1 c. chá de curcuma desidratada)

Modo de Preparação
Lave muito bem todos os ingredientes  . Descasque parcialmente o pepino e retire as sementes do interior. Corte grosseiramente os ingredientes e coloque-os no copo da liquidificadora ou robô de cozinha.
Triture bem até ficar com uma textura homogénea e cremosa. Retifique os temperos. Leve ao frigorífico durante cerca de 45 minutos para servir bem fresco.


A alimentação saudável é sem dúvida a chave de ouro, mas nem sempre o tempo e a disponibilidade permite uma escolha milimétrica de ingredientes e nutrientes para o efeito e por isso existem aliados eficazes que podem complementar a escolha inteligente de alimentos como é o caso do Cellulase Pearls ou Cellulase Advanced que recomendo em consulta. Este suplementos apresentam uma composição de ingredientes de origem natural (como eu gosto!) como o caso da centella asiática, da ginko biloba e do castanheiro da Índia. No seu conjunto estes ingredientes atuam na pele fazendo com que esta fique mais lisa, firme e bonita e ao mesmo tempo reduzindo e efeito " casca de laranja"!

O que podemos querer mais?
Preparados para a operação biquíni 2017?



*Estudo online com consumidoras, 314 mulheres em Portugal, 2014


Sem comentários:

Publicar um comentário