quarta-feira, 25 de abril de 2018

Dia da Asneira: Sim ou Não?

O "Dia da Asneira" pode ser visto como uma lufada de ar fresco para quem está de dieta ou um miminho em jeito de compensação pelo esforço e rigor tido ao longo de toda a semana. Como se de uma pequena medalha, se tratasse, ainda a meio da corrida, que nos ajuda a ganhar forças para o resto do percurso (se é que me faço entender).
O sucesso de uma dieta de emagrecimento passa muito pelo fator motivação e se não tivermos recompensas (para além da balança, como é óbvio) podemos, ao fim de 1-2 meses deitarmos por terra todo o esforço investido com pensamentos do tipo "perdido por 100 perdido por 1000" ou "que se lixe eu não fui feita para isto!" (vê artigo relacionado AQUI).

Em consulta normalmente não recomendo dia da asneira nas primeiras semanas, porque quero perceber como responde o organismo e de que forma reage ao plano alimentar prescrito. Mas, a partir da segunda consulta, temos de ser realistas e saber que as pessoas que nos procuram para fazerem um plano de perda de peso têm familiares, amigos, eventos sociais e que o mais certo é que sucumbam à tentação. Então, se assim é, eu prefiro que esse "deslize" seja programado, consciente e que faça parte dos nossos planos. Não ser apanhado de surpresa é muito importante. Só assim conseguimos tirar partido do prazer de fazer uma pequena fuga, sem toda a dor de consciência que existe quando se acha que se está a pecar. Reparo muitas vezes, em consulta, que o impacto de um dia de asneira é  muito maior no peso na consciência do que efetivamente no peso da balança e por isso tento desvalorizar essa excepção (se for pontual claro)!
Se conseguir ser minimamente rigorosa 6 dias por semana, não é por um almoço fora com amigas ao sétimo dia que vou estragar todo o esforço que está para trás. Faz parte! (vê onde come uma nutricionista AQUI
Costumo mesmo brincar com a situação quando, em consulta, me perguntam o que fazer nos feriados e fins de semana grandes. Eu não quero ter pacientes com silhuetas perfeitas, mas deprimidas em casa porque deixaram de aceitar os convites dos amigos ou da família. Quero pessoas saudáveis do ponto de vista físico, emocional e socialmente integradas. 


Pessoalmente, integro o "dia da asneira" na minha rotina. Durante a semana tento ser o mais aplicada possível e ao fim de semana concedo-me a liberdade de poder fugir à rotina alimentar e divagar nas possibilidades gastronómicas (não necessariamente dietéticas). Gosto de descobrir os novos restaurantes da cidade. Bem, na verdade gosto de comer de uma forma geral, mas gosto sobretudo de conviver, de uma sobremesa partilhada e de um bom copo de vinho tinto (quem diria... confissões de uma nutricionista).  

Prefiro contudo dizer que faço uma "refeição livre" ao fim de semana, do que dizer concretamente dia da asneira. Sei lá... vai tudo dar ao mesmo na verdade, mas quando penso em "dia-da-asneira" imagino uma pessoa faminta, a acordar 2 horas mais cedo para poder passar o resto do dia sentada à mesa, em modo banquete medieval e a comer sem parar. E, atenção, não é disso que se trata o verdadeiro dia da asneira que as nutricionistas defendem. 

O bom senso é sempre importante e nestes dias também... por isso já sabem no vosso dia da asneira não vale tudo. A ideia é portar mal, mas com juízo!

Nos últimos tempos tenho andado à descoberta de novos restaurantes por Lisboa, uns mais outros menos saudáveis (para as minhas refeições livres) com o Zomato Gold, em que o segundo prato mais caro da conta é oferecido. Para além de me divertir imenso na procura da "minha asneira" perfeita, ainda poupo no final da refeição (segue-me no Zomato AQUI)!

Para que, tal como eu, possam aproveitar o fim de semana para asneirar, com a benção da nutricionista tenho para vocês um Código de 25% de desconto no vosso Zomato Gold - SANTAMELANCIA. Assim já podem dizer que se estão a fazer asneira... a culpa é da nutri!
Brincadeirinha, há imensos restaurantes saudáveis, vegetarianos, vegan e plant based que também têm Zomato Gold, por isso é aproveitar e descobrir estes também (para usares o teu código clica AQUI).

Bom apetite...


Sem comentários:

Enviar um comentário