Hoje em dia conseguimos encontrar, na maior parte dos supermercados, os chamados "leites" vegetais, que na realidade deveriam ser chamados correctamente de bebidas de origem vegetal, como é o caso da bebida de amêndoa, de aveia, de arroz entre muitas outras variedades.
NOTA: Deve chamar-se de "leite" apenas à secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos, produzida para alimentar os seus descendentes. Em termos comerciais e não tendo outra especificação, trata-se do produto oriundo da ordenha completa, em condições de higiene, de vaca saudáveis, bem alimentadas e descansadas. O leite de outras espécies animais deve conter o nome da espécie de que proceda (como leite de cabra, por exemplo).
Desde que provei a primeira vez e sobretudo depois de descobrir os seus benefícios fiquei fã destas bebidas.
Daí até descobrir a receita para conseguir fazê-lo de forma caseira, económica e controlada foi um pulinho... e hoje deixo-vos uma receita prática de podermos fazê-lo em casa com os ingredientes que nós sabemos serem saudáveis, sem aditivos, conservantes ou adição de açúcares.
A bebida de amêndoa é deliciosa, rica em vitamina E e pode ser consumida de forma isolada ou como ingrediente de diversas receitas saudáveis, que pode e deve incluir numa dieta saudável e equilibrada, como por exemplo como ingrediente de base líquida dos Sumos Detox como sugerido no livro Sumos e Águas Detox (deixa uma textura bastante cremosa), pode utilizar para preparar as papas de aveia, ou as panquecas light ou até mesmo para misturar com a grânola sem adição de açúcares.
Quem as vê nas prateleiras dos supermercados pode pensar que fazer bebida de amêndoa é um quebra cabeças, mas na realidade é bastante simples. Ora veja:
INGREDIENTES:
1 copo de amêndoas sem pele
6 copos de água
MODO DE PREPARAÇÃO:
1. Num recipiente colocar as amêndoas e 3 copos de água. Demolhar as amêndoas durante a noite ou pelo menos durante 6h para ficarem com uma textura mais suave, macia (se apertar vai poder quebrá-las facilmente com as mãos).
2. Deverá descartar a água resultante e passar as amêndoas embebidas para a liquidificadora ou outro robot de cozinha que permita triturar juntamente com os restantes 3 copos de água.
3. Triture durante 30 segundos a 1 minuto (dependendo da potencia do seu aparelho). Deverá obter uma textura homogénea e cremosa, sem porções de amêndoa inteira.
4. Passar o resultado final por um filtro vertendo para um outro recipiente.
5. Armazene num recipiente fechado e reserve no frigorífico.
NOTA: O restante conteúdo da amêndoa pode ser reaproveitado para fazer barras de cereais caseiras ou adicionar aos cereais da manhã.
CONSERVAÇÃO:
Quando armazenar é normal que, ao fim de algum tempo, a sua bebida se separe em diferentes fases. Esta situação acontece pois, ao contrário das bebidas de amêndoa embaladas, esta receita caseira não apresenta aditivos que impossibilitem a separação de fases como o caso dos agentes emulsionantes. Neste caso terá de agitar antes de servir.
Terá a duração de cerca de 3-5 dias se refrigerado.
Em termos de hidartos de carbono que quentidade tem? Obrigada Rosa Vieira
ResponderEliminarOla Lillian. E essa receita dá para mais ou menos q quantidade? Obg
ResponderEliminar