quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Como fazer "leite" de amêndoa?

Hoje em dia conseguimos encontrar, na maior parte dos supermercados, os chamados "leites" vegetais, que na realidade deveriam ser chamados correctamente de bebidas de origem vegetal, como é o caso da bebida de amêndoa, de aveia, de arroz entre muitas outras variedades.



NOTA: Deve chamar-se de "leite" apenas à secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos, produzida para alimentar os seus descendentes. Em termos comerciais e não tendo outra especificação, trata-se do produto oriundo da ordenha completa, em condições de higiene, de vaca saudáveis, bem alimentadas e descansadas. O leite de outras espécies animais deve conter o nome da espécie de que proceda (como leite de cabra, por exemplo).


Desde que provei a primeira vez e sobretudo depois de descobrir os seus benefícios fiquei fã destas bebidas. 
Daí até descobrir a receita para conseguir fazê-lo de forma caseira, económica e controlada foi um pulinho... e hoje deixo-vos uma receita prática de podermos fazê-lo em casa com os ingredientes que nós sabemos serem saudáveis, sem aditivos, conservantes ou adição de açúcares. 

A bebida de amêndoa é deliciosa, rica em vitamina E e pode ser consumida de forma isolada ou como ingrediente de diversas receitas saudáveis, que pode e deve incluir numa dieta saudável e equilibrada, como por exemplo como ingrediente de base líquida dos Sumos Detox como sugerido no livro Sumos e Águas Detox (deixa uma textura bastante cremosa), pode utilizar para preparar as papas de aveia, ou as panquecas light ou até mesmo para misturar com a grânola sem adição de açúcares.

Quem as vê nas prateleiras dos supermercados pode pensar que fazer bebida de amêndoa é um quebra cabeças, mas na realidade é bastante simples. Ora veja:


INGREDIENTES:
1 copo de amêndoas sem pele
6 copos de água

MODO DE PREPARAÇÃO:
1. Num recipiente colocar as amêndoas e 3 copos de água. Demolhar as amêndoas durante a noite ou pelo menos durante 6h para ficarem com uma textura mais suave, macia (se apertar vai poder quebrá-las facilmente com as mãos).
2. Deverá descartar a água resultante e passar as amêndoas embebidas para a liquidificadora ou outro robot de cozinha que permita triturar juntamente com os restantes 3 copos de água.
3. Triture durante 30 segundos a 1 minuto (dependendo da potencia do seu aparelho). Deverá obter uma textura homogénea e cremosa, sem porções de amêndoa inteira.
4. Passar o resultado final por um filtro vertendo para um outro recipiente.
5. Armazene num recipiente fechado e reserve no frigorífico. 
NOTA: O restante conteúdo da amêndoa pode ser reaproveitado para fazer barras de cereais caseiras ou adicionar aos cereais da manhã.

CONSERVAÇÃO:
Quando armazenar é normal que, ao fim de algum tempo, a sua bebida se separe em diferentes fases. Esta situação acontece pois, ao contrário das bebidas de amêndoa embaladas, esta receita caseira não apresenta aditivos que impossibilitem a separação de fases como o caso dos agentes emulsionantes. Neste caso terá de agitar antes de servir.
Terá a duração de cerca de 3-5 dias se refrigerado.


2 comentários:

  1. Em termos de hidartos de carbono que quentidade tem? Obrigada Rosa Vieira

    ResponderEliminar
  2. Ola Lillian. E essa receita dá para mais ou menos q quantidade? Obg

    ResponderEliminar