quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Manteiga vs Margarina - O eterno duelo

Há muito que a dúvida persiste e o duelo se mantém... o que optar na altura de escolher uma gordura saudável para barrar ou cozinhar? 

Os nutricionistas há muito que defendem o azeite e ultimamente o óleo de coco tem também ganho alguma notoriedade entre os entendidos. Já as manteigas, margarinas e cremes vegetais para barrar têm sido completamente dizimados pelas críticas e baralham cada vez mais os consumidores.
Por vezes, pode parecer confuso percebermos quais os prós e os contras de cada alimento, ora porque são mais ou menos calóricos, mais ou menos ricos em gorduras saturadas ou insaturadas, pelo grau de processamento, teor em gorduras trans ou presença de aditivos alimentares.

Se, por um lado, o avanço das pesquisas cientificas na área da nutrição e saúde faz com que o conhecimento progrida, por outro pode baralhar quem procura fazer uma alimentação genuinamente saudável.

Se há alguns anos atrás os ovos eram o terror do colesterol, hoje são tidos como os "queridinhos" das dietas, se a sardinha antes fazia mal, hoje é um dos peixes gordos salutares que protege o coração, já o leite que era o alimento purificador e essencial desde a primeira infância, hoje nem vê-lo. Mas afinal onde ficamos?
Manteigas ou margarinas? Gorduras boas, gorduras más.... o duelo parece ser interminável!
(Confesso-vos que se não fosse nutricionista eu própria estaria completamente perdida)




Desmistificando Conceitos

- A manteiga é uma gordura de origem animal, obtida a partir do leite de vaca,  rica em ácidos gordos saturados e colesterol.

- A margarina e cremes vegetais para barrar são gorduras de origem vegetal, obtidas a partir do girassol, soja, milho, entre outros, ricas em ácidos gordos mono e polinsaturados.

À primeira vista a escolha pode parecer óbvia, mas não podia ser assim tão fácil!

Nos últimos anos as margarinas e cremes vegetais para barrar têm sido defendidos por variados profissionais de saúde e fazem excelentes spots publicitários, graças às suas alegadas vantagens. Todas elas associadas à presença de gorduras insaturadas e/ou fitoesteróis, que se sabe terem efeitos positivos a nível da saúde cardiovascular.
O que não é mencionado nestes spots publicitários é a existência de inúmeros aditivos alimentares e ácidos gordos trans nas suas composições.

Já a manteiga, que tem sido sacrificada, devido ao seu elevado teor em gorduras saturadas, parece aproximar-se muito mais daquilo que é considerado um alimento autêntico, com menos processamento e menor número de aditivos alimentares. Na próxima vez que passar pelo supermercado aproveite e espreite o rótulo nutricional de cada um.

Só para baralhar, recentemente os estudos científicos (AQUI) apontam evidencias de que as gorduras saturadas, se consumidas de forma moderada, não apresentam riscos acrescidos a nível cardiovascular. Temos como prova disso o óleo de coco, que afinal de contas é também rico em gorduras saturadas, sabia?

Bom.... posto isto... o que fazer agora?

Se quer a minha opinião, a minha resposta é: "Manteiga" Ghee, sabe do que estou a falar?
Veja a receita AQUI

NOTA: Veja ainda receitas alternativas vegetais de pastas para barrar AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário