quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Biomassa de Banana Verde


Imagina que a banana pode ser uma aliada da perda de peso?
Se a sua resposta é “não” então é porque ainda não ouviu falar dos benefícios da biomassa nem do amido resistente da banana verde!
Conhecida e badalada no nosso país-irmão Brasil, a biomassa pode ser incorporada em variadas receitas tradicionais, incluindo-a em receitas de bolos, panquecas e até mesmo substituindo molhos pouco aconselháveis como natas e outros temperos gordos.
Conseguimos encontra-la na internet mas é ainda complicado comprá-la no nosso país. Mas aqui no Santa Melancia, desvendamos todos os segredos e ensino-vos a preparar a vossa biomassa em casa de forma simples!



Um dos principais benefícios da biomassa de banana verde é o facto desta ser constituída por um tipo específico de amido, chamado de amido resistente.
O amido resistente não é digerido pelo nosso organismo, passando inalterado pelo o intestino, onde atua como "alimento" para as boas bactérias que aí residem. Por este mesmo motivo, o amido resistente é tido como um alimento prébiotico. 

O consumo de alimentos com alta concentração de amido resistente (como é o caso da biomassa de banana verde) tem sido associado a diversos benefícios, tais como:
Absorção de micronutrientes: Devido à melhoria na função intestinal e à sua ação prébiotica, a absorção dos nutrientes que provem dos alimentos que ingerimos é potencializada. 
Redução do valor glicémico do alimento: Diminui a resposta glicémica do organismo após a ingestão dos alimentos ricos em hidratos de carbono. Alguns estudos apontam, inclusivamente, para a possibilidade do amido resistente reduzir o índice glicémico de refeições subsequentes e não apenas nas feitas em simultâneo. Outros estudos sugerem ainda uma melhoria na sensibilidade a insulina, resultante do consumo do amido resistente.
Melhoria na função intestinal: Além de nutrir as boas bactérias do intestino, algumas evidências científicas apontam para o facto de que o amido resistente poder ajudar a diminuir a concentração de bactérias “más” ou potencialmente patogénicas, podendo auxiliar no equilíbrio bacteriano presente no nosso organismo. 
Aumento da saciedade: Este aumento foi verificado não apenas no momento da ingestão do amido resistente, mas também ao longo do dia, resultando em uma menor ingestão calórica, ajudando por este motivo a perder e manter um peso saudável.


A biomassa de banana verde, por ser uma base cremosa, pode ajudar a engrossar sopas, ser incluída na massa de bolos, coberturas, doces, pães, bolachas, molhos.. as opções são muitas! 

Depois de tantos motivos para consumir o amido resistente da banana verde.. que tal aprender a prepará-la em casa?

 
Receita de Biomassa de Banana Verde
Vai precisar de:
- Panela de pressão
- Água
- 5 a 6 bananas verdes (não pode ser mais ou menos verde, tem que estar mesmo verdes para conter o amido resistente mencionado)
- Liquidificadora

Modo de Preparação:
1) Lave muito bem as bananas, sem as retirar da casca. Então coloque-as numa panela de pressão.
2) Encha a panela de água fervente até tapar as bananas.
3) Leve a panela ao fogo, e assim que levantar pressão, deixe as bananas cozinharem por 8 minutos. 
4) Quando a panela perder pressão e esfriar, retire as bananas com cuidado. Remova as bananas das cascas, e introduza somente as polpas na liquidificadora (as polpas tem que estar ainda quentes).
5) Bata as polpas na liquidificadora até formar uma pasta homogénea. Se for necessário, adicione um pouco de água para ajudar a processar as bananas. 


A biomassa pode ser conservada no congelador por 3 meses, ou guardada no frigorifico e deve então ser consumida dentro de 7 dias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário