domingo, 8 de outubro de 2017

Operação Anti-Operação Biquini


7 dicas caseiras para acabar (de vez) com celulite

Bem sei que a operação biquini e a guerra à pele casca de laranja acontece tendencialmente entre maio e julho... ano após a ano... a mesma preocupação e a mesma luta. Este é o período em que nos lembramos que as férias grandes vêm a caminho e em que damos o tudo por tudo por um corpo à nossa medida.

Sei que apesar de (nós nutricionistas) estarmos sempre a sublinhar que os cuidados com a linha e com a alimentação devem existir durante todo o ano, a tendência é inevitavelmente sazonal. Mas este ano, para que não se esqueçam disso, vou partilhar com todas as seguidoras que querem manter umas pernas “lindas-maravilhosas” as minhas dicas caseiras para se manterem livres de celulite. Tudo aquilo que devem e NÃO devem fazer...

Não se esqueçam que manter resultados é bem mais fácil do que ter de iniciar todo o trabalho quando a primavera chega e sol começa a espreitar. Ainda por cima com estes dias de sol e calor com que o mês de outubro nos presenteou, tenho a certeza que alguns calções, saias e vestidos mais curtos voltaram a sair do armário.

Aqui ficam então 7 dicas simples para acabar com a pele casca de laranja em casa. As dicas são tão simples que podem ser feitas mesmo por aquelas pessoas que não têm tempo para nada e que, quando chegam a casa, apenas têm vontade de deitar no sofá e desligarem do mundo das obrigações. 
Talvez lhe chame operação anti-“operação bikini” para que não tenham de voltar a “panicar” em frente ao espelho quando a próxima estação estival regressar.
Quem está comigo?


Nos próximos meses comecem com estas estratégias básicas:

1. Automassagem
Uma das principais causas da celulite é a má circulação, sendo que a simples ativação dessa mesma circulação pode ser feita, por exemplo, durante o banho, sem cremes especiais nem sessões de ultrassom ou com leves massagens
Quem nos dera ter tempo (e dinheiro) para um SPA semanal, não era? Isso sim seria perfeito. Mas não existindo essa possibilidade a automassagem pode ser uma solução rápida e fácil de estimular a circulação de forma muito mais económica. Pode não ser exatamente a mesma coisa, mas é, sem dúvida, muito muito melhor do que nada.  Pequenas massagens localizadas diárias, mesmo que ligeiras, são mais eficazes no combate à pele casca de laranja e flacidez, do que um único tratamento pontual feito de forma isolada.


2. Elevar os pés da cama
Como forma melhorar a circulação sanguínea enquanto dormimos podemos incutir uma inclinação confortável na cama, que nos ajude a fazer aquilo que a gravidade nos impede, durante o dia, enquanto estamos de pé: o retorno venoso.
Para isso podemos optar por colocar uns calços nos pés da cama ou, como alternativa, dobrar umas mantas que podemos enrolar em forma de “salsicha” para colocar entre o colchão e o estrado. Ideia simples, caseira, económica mas muito eficaz (garanto por experiência própria).
A técnica de colocar umas almofadas para elevar os pés dura pouco mais de 5-10 minutos. Quando dou por mim já foi a almofada e o a elevação também.


3. Evite roupa apertada ou cruzar as pernas
Falamos várias vezes nos alimentos, receitas e nos exercícios que devemos ter em conta quando o objectivo é evitar a celulite, mas será que estamos conscientes daquilo que NÃO devemos fazer?
Existem pequenos gestos diários que podem ser verdadeiros inimigos camuflados da pele casca de laranja, como a utilização de roupa apertada, por exemplo, ou o constante cruzar de pernas.  Beber pouca água, o excesso de stress, o tabaco, o consumo de bebidas alcoólicas, os refrigerantes e o trabalhar sentado (sedentarismo) são alguns dos hábitos que promovem a instalação da pele casca de laranja e a sua evolução rápida. Por isso mesmo toca a mexer, hidratar o corpo, relaxar e a utilizar roupa confortável.


4. Movimentos corretos
Estar parada é que não! O sedentarismo é o inimigo número da pele casca de laranja. Normalmente recomendo atividade (ponto). Escolher algo que se goste, para que para além do objectivo “saúde”, haja também a contrapartida do “prazer”.
Pessoalmente não gosto muito de ginásios, de estar fechada, de fazer desporto entre 4 paredes. Não me orgulho mas na verdade sou "um pouco" preguiçosa! Para ultrapassar esta lacuna, sou acompanhada pela minha PT, responsável por me "puxar as orelhas" e motivar a fazer exercício regular e bem feito, mesmo durante a gravidez. Desafiei-a a dar-nos alguns exercícios básicos e específicos para a dizer adeus de vez às irregularidades da celulite.


5. Banho de contrastes
No final do teu duche, termina o banho utilizando água fria durante alguns minutos. Se conseguires uma boa pressão no teu chuveiro, direciona-o especificamente para as pernas e, de baixo para cima, cria um movimento de jactos de água bem fria.

Se por um lado a água quente utilizada no inicio do banho promove a vasodilatação, o contraste da água fria, no final, vai ajudar a contrair os vasos sanguíneos. Desta forma vais melhorar a firmeza cutânea e a circulação sanguínea, através do estreitamento e dilatação dos vasos... e vai claramente ajudar a despertar.
Mesmo para as mais friorentas, garanto que vale a pena o sacrifício e que custa só mesmo as primeiras vezes.


6. Chás e infusões
Depois de ter partilhado algumas receitas de águas detox anti-celuliticas (ver AQUI), deixo-vos também alguns dos meus ingredientes de eleição para preparem infusões perfeitas para o combate à pele casca de laranja.
Agora com o tempo a arrefecer, as infusões aconchegantes são uma opção bem mais apetecível. Ervas e plantas como a cavalinha, chá verde, castanha da Índia, dente de leão e hibisco não podem faltar na minha cozinha. A elas junto ainda canela e gengibre e ficam absolutamente deliciosos. Experimentem e sintam a diferença.


7. Cellulase
A escolha do suplemento alimentar acertado nestas ocasiões pode ser o fator decisivo para obteres os melhores resultados. Com tanta oferta no mercado, quando toca a hora de escolher “o suplemento” a coisa pode torna-se complicada.
Desde sempre que recomendo Cellulase para o combate à pele casca de laranja e posso dizer que quer por experiência própria, quer pelo feedback que tenho em consulta os resultados são visíveis.

Este ano, por estar grávida não segui o meu plano habitual, mas depois da amamentação, podem ter a certeza, regressarei em força para combater estas covinhas mais teimosas.



Vê mais sobre o tema nos links:

As Sopas Detox para o dizeres adeus à pele casca de laranja

Alimentação Anti-Inflamatória para o combate da Celulite

5 Águas Detox para te livrares da pele casca de laranja





1 comentário:

  1. Bom dia Lillian,
    Tenho imensa curiosidade em experimentar o produto Cellulase Advanced, mas tomo levotiroxina para a tiróide e fico sempre reticente em introduzir algo novo. Dei uma vista de olhos pelos ingrediente activos e não vi nada preocupante na lista. Já teve alguma cliente na mesma situação a tomar? Obrigada!
    Ashley

    ResponderEliminar