sexta-feira, 29 de junho de 2018

Como temperas as tuas saladas?


Parece que o bom tempo teima em não chegar! Apesar de estarmos no final finalíssimo de junho, este ano, ainda nem sequer me estreei na praia, muito menos no mar! 

O ano passado tivemos uma primavera infernal e um verão que parecia não terminar. Claro que estar (muito) grávida na altura fez-me sentir ainda mais limitada. Praia não foi o meu forte em 2017, devo confessar. Queria compensar este ano, mas o São Pedro não está a querer colaborar! 

Bom... mas queixinhas à parte, se pensarmos positivo, só significa que temos aqui uns dias extra para investir na nossa operação biquíni 2018, não é?

Já há algum tempo que venho a investir na minha operação verão (podem ver tudo AQUI, AQUI e AQUI), mas existem alguns truques que podem ajudar a evitar a retenção de líquidos, um problema que me aflige nos dias mais quentes e que é uma verdadeira inimiga para quem tenta, como eu, fugir da pele “casca de laranja”. 
Para além da alimentação, da atividade física, da correta hidratação e da suplementação nutricional adaptada com Cellulase Pearls*, há pequenos truques que não deves deixar de lado. Sim, porque não te esqueças - não há milagres! 

Se queres saber como o tempero pode mudar o teu verão, então diz-me como preparas as tuas saladas.
É simples, mas pode fazer muita diferença.


É muito fácil escolhermos uma salada num restaurante e automaticamente acharmos que estamos de dieta, certo? Mas não te esqueças que há saladas que podem engordar mais do que imaginas, podem potenciar o  inchaço e ser claramente inimigas da celulite (um escândalo)!
Em primeiro lugar, esquece todas as saladas com molhos de maionese, cocktail ou natas, e a seguir modera na quantidade de sal. 

O sal de uma forma geral aumenta a retenção de líquidos. Se pensares bem, quando temperas um tomate com sal, ao fim de poucos minutos tens uma série de líquido que se junta ao molho. Isto porque o sal "chama" água. O chefs entendidos apenas temperam a carne com sal no momento em que a grelham, caso contrário, por perderem água, as peças ficam rijas e sem metade da graça.

Acontece exatamente o mesmo dentro do nosso corpo. Quando consumimos sal, sobretudo em excesso, inchamos porque acumulamos líquidos (e pior ainda se for refinado),. 
Ao aumentarmos os líquidos acumulados no corpo, que normalmente se juntam nos membros inferiores graças aos efeitos da gravidade, dificultamos a circulação sanguínea e damos o mote para o início do ciclo da celulite, que nos presenteia com a tal pele “casca de laranja” que todas odiamos.

Opta por saladas coloridas, variadas. Arrisca, junta-lhe fruta, cogumelos, espargos, quinoa, curgete ou alho francês. Há tantas formas de variares e teres saladas sempre diferentes. Já lá vai o tempo em que comer salada significava folhas de alface com fatias de tomate. Hoje é muito, muito mais do que isso!

Deixo-te, aqui, algumas formas de temperar com menos sal, mas com todo o sabor. Assim já sabes que a tua salada é mesmo saudável e ainda por cima vai ser a tua ferramenta aliada anti-celulite.



MOLHO TROPICAL DE MANGA


Ingredientes:
1 manga madura
1 laranja
1 c. sopa de azeite virgem extra
2 c. sopa de água de coco
5 folhas de hortelã
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Descasca a manga e corte toda a polpa. Coloque a polpa no liquidificador juntamente com o sumo da laranja, o azeite, o sal rosa dos Himalaias e a pimenta preta a gosto. Bata bem até formar um creme.
Se o molho ficar demasiado espesso, acrescente um pouco de água ou mais sumo de laranja.


VINAGRETE DE LIMA-LIMÃO & CHIA 


Ingredientes:
1 Limão
1/2 Laranja
2-3 c. sopa de azeite virgem extra
Sal dos Himalaias q.b.
1/2 Abacate maduro (opcional)
1 c. chá de sementes de chia

Modo de preparação:
Espremer os citrinos, juntar todos os ingredientes e triturar na liquidificadora ou processador. Está pronto a servir.


GOMÁSIO BIANCO


Ingredientes:
16 c. sopa de sementes de sésamo brancas
1 c. sopa de sal marinho não refinado

Modo de preparação:
Coloque o sal na frigideira e leve ao lume durante alguns breves minutos. O suficiente para tostar e escurecer um pouco o seu tom. Retire do lume e reserve num almofariz. À parte coloque as sementes de sésamo pretas na frigideira e deixe tostar, mexendo sempre para garantir que não queimam.
No final junte ao sal e com a ajuda de um pilão macere a mistura manualmente. Guarde num frasco de vidro bem fechado e guarde no frigorifico. Pode utilizar amistura para temperar saladas, legumes em substituição do sal.
NOTA: pode utilizar a picadora ou processador para triturar as sementes


SAL DE ERVAS E ESPECIARIAS 


Ingredientes
4 c. sopa de sal rosa dos Himalaias
1 c. sopa de cebola desidratada
1 c. sopa de coentros desidratados
1 c. chá de salsa desidratada
1 c. sopa de pimenta preta em grão
1 c. sopa de pimenta rosa em grão
1 c. chá de gengibre em pó
1 c. chá de curcuma desidratada
2 c. sopa de orégãos desidratados 
Casca de limão desidratada

Modo de preparação: 
Misturar todos os ingredientes secos e colocar num moinho de pimenta. Utilizar a gosto para temperar saladas, sopas ou pratos de peixe ou carne. 



* Cellulase Pearls é um SUPLEMENTO ALIMENTAR. Os suplementos alimentares não são substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável. O efeito é obtido com o consumo de 2 cápsulas por dia. Não exceder a dose diária recomendada. Contém lodo, em caso de doença da tiroide tomar apenas mediante indicação médica. Recomendada precaução em caso de toma do medicamento Metotrexato. Não recomendado em caso de doença hepática, em caso de alergias a qualquer um dos ingredientes, em crianças com idade inferior a 14 anos ou no caso de gravidez e amamentação.

A Gingko Biloba e a Centella Asiatica contribuem para melhorias na microcriculação (Arzneimittelforschung. 1990 May;40(5):589-93; Angiology. 2001 Oct;52 Suppl 2:S55-9) e a Gilbardeira tem um efeito venotrópico e contribui para a redução do inchaço das pernas e edema (Arzneimittelforschung. 2002;52(4):243-50.).

Sem comentários:

Publicar um comentário