segunda-feira, 3 de março de 2014

Compulsão Alimentar, já ouviu falar?


Mensalmente escrevo para a revista ZEN Energy (aproveite para comprar a sua edição do mês de Fevereiro, nas bancas esta semana) publicando artigos variados sobre temas relacionados com a alimentação e nutrição de interesse geral.

Este mês pediram-me para este mês falar sobre Compulsão Alimentar. Já ouviu falar sobre este distúrbio alimentar?


Certamente já conhece Doenças do Comportamento Alimentar como Anorexia e Bulimia Nervosas, mas a compulsão alimentar também faz parte deste rol de patologias associadas à relação que desenvolvemos com os alimentos, mas que ultrapassa em muito o carácter nutricional exclusivo e entra no domínio do emocional/psicológico/psiquiátrico.


Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais (DSM-IV-TR), a compulsão alimentar pode ser compreendida como um transtorno em que ocorrem episódios frequentes (pelo menos 2x por semana) e quando esse comportamento se prolonga por um período específico (6 meses). 

Além disso, para ser caracterizado como Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, esse comportamento deve necessariamente estar acompanhado de outros, como perda de controle e não pode estar associado a comportamentos compensatórios para perder peso, o que, no caso, configuraria um quadro de bulimia.



3 comentários:

  1. Infelizmente conheço porque a tive cerca de 10 anos, ate ao final da faculdade. Felizmente o Hospital de Santa Maria tem uma unidade FANTÁSTICA que me ajudou e posso dizer, curou totalmente. Já lá vão quase 20 anos de liberdade e saúde! Se alguém tem esse problema, recomendo vivamente!!!!!

    Vanda Meneses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanda! Muito obrigada pelo seu testemunho! Trabalhei durante alguns anos no Hospital Santa Maria de Lisboa (ente 2006 e 2010), no Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar (NDCA) como nutricionista, onde tive o prazer de trabalhar com uma equipa, como diz e muito bem, fantástica, com a qual aprendi muito! É realmente difícil de viver com esta doença mas é possível ultrapassá-la! A Vanda é a prova disso e por esse motivo os meus PARABÉNS!

      Eliminar
  2. Infelizmente tenho e tou sempre a lutar com a minha CA. Quando me sinto triste, deprimida ataco a cozinha e arredores, na escola/universidade era a gorda e gulosa porque só existe para eles anorexia, bulimia...o resto é tudo gula!

    ResponderEliminar