segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Super Alimentos #1 SEMENTES DE CHIA




SEMENTES DE CHIA


As SEMENTES DE CHIA são considerada uma das melhores fontes de ácidos gordos, ómega 3 e 6, essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos. São ainda ricas em antioxidantes, em aminoácidos essenciais e em minerais como cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio, magnésio.
Este extenso conjunto de propriedades da Chia contribui para a saúde do nosso organismo, no que respeita a redução do colesterol sanguíneo, no controle da glicemia, formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e na melhoria geral da imunidade do organismo, mantendo paralelamente o bom funcionamento da flora intestinal e auxiliando o processo de eliminação (desintoxicação) do organismo. 
Para além das proteínas, aminoácidos, fibras (solúveis e insolúveis), anti-oxidantes e ácidos gordos essenciais referidos, as sementes de chia, apresentam um componente denominado muco-polissacarido que confere a capacidade de formação de gel quando em contacto com a água. Quando colocadas em água, estas sementes absorvem entre 8 a 12 vezes o seu peso. A água retida nas sementes sob a forma de gel hidrata o organismo ao longo do dia, contributo indispensável para um funcionamento celular perfeito, sendo benéfico para os intestinos e também para a sensação de saciedade.
Esta capacidade de absorção de água extraordinária, ajuda a saciar o organismo, retardando a sensação de fome e evitando petiscar ao longo do dia. São, por este motivo, indicadas para quem deseja perder peso de forma saudável, sem grandes sacrifícios. 
O seu consumo regular pode ser um excelente aliado na perder peso, principalmente pela sensação de saciedade que proporciona, e ajudando a equilibrar a glicemia, prevenindo e controlando situações de descontrolo de apetite por doces ou farináceos.
Comparando estas com outras sementes, também muito em voga, nomeadamente as sementes de linhaça, a chia não precisa ser moída nem de outra preparação prévia. Devido ao seu elevado teor em antioxidantes, é mais segura na sua conservação, pois estes elementos impedem a oxidação das suas gorduras (ranço).

Modo de Utilização – Pode misturá-las, inteiras, moídas ou em gel, em batidos, cereais, iogurtes, saladas de fruta e sopa. Para fazer uma bebida gelatinosa de Chia misturar uma colher de sopa de sementes a 250ml de água e deixar repousar uns minutos. 
São sementes crocantes que, devido à sua versatilidade, ficam saborosas com qualquer alimento da sua eleição. 
Pode bebê-la simples, ou misturado com gotas de limão ou laranja ou adicionado a batidos de frutas e sumos.
As sementes de chia moídas podem substituir farinhas em receitas de pão, biscoitos ou bolos e como são isentas de glúten, são uma excelente opção também para fazer pão sem glúten. Pode também usar-se gel de chia em algumas receitas como substituto do ovo.
As sementes de chia são facilmente digeridas e não precisam ser moídas ou demolhadas para se usufruir dos seus nutrientes.

Dosagem diária recomendada - 2 colheres de sopa (cerca de 15 gramas).

1 comentário: